Qual é a utilidade de um visualizador XPS?
Você percebe que pode usar o Google para essas coisas, certo?XPS não é apenas o nome de uma marca de computadores que a Dell fabrica. XPS é uma competição de documentos PDF que a Microsoft tentou criar.
Não é mau na verdade. Ele não tem as falhas de segurança que o PDF tinha. Se eles inventaram as suas próprias falhas de segurança, vou deixar que os outros o digam, mas como o XPS nunca nos pegou, simplesmente não sabemos.
Voltar nos dias de hoje, a Microsoft muitas vezes fazia isso com sucesso. Quando algo de novo chegava, a Microsoft dizia rapidamente que "eles estavam trabalhando em algo similar", o que na maioria das vezes significava que as pessoas não deveriam perder seu tempo trabalhando nisso, mas esperar que a Microsoft fizesse suas coisas. Isso nunca foi uma promessa, na maioria das vezes significava apenas que eles reuniam uma pequena equipe para ver o que poderia ser feito, outras vezes significava absolutamente nada que jamais seria feito. Mas o dano foi feito, a Microsoft impediu que a tecnologia fosse utilizada desta forma.
É claro que isto não é nada de novo para as empresas monopolistas fazerem. Foi famoso um memorando enviado por um gerente da IBM durante os dias do OS/2. Ele alegou que como as impressoras daisy wheel não podiam suportar fontes, todas as fontes não deveriam ser permitidas em seu novo sistema GUI.
Mas o XPS marca o fim de tal prática. O PDF estava nos primeiros dias na época. As pessoas enviavam planilhas Excel e documentos Word entre as pessoas à esquerda e à direita. Isto basicamente exigia que todos tivessem o MS Office instalado.
Mas com o advento do PDF, as pessoas não precisavam mais dele também. Você podia ver qualquer documento exatamente como ele foi criado, sem instalar nada além de um visualizador de PDF (Adobe Acrobat não era um bloatware naquela época). Você poderia facilmente imprimi-lo, assiná-lo, digitalizá-lo e enviá-lo de volta. Foi muito mais um avanço do que as pessoas imaginam.
Isso também significou que todos não precisavam do Office e isso foi um sinal claro de que a Microsoft realmente tinha perdido contato com o mercado e o mercado tinha absolutamente parado de esperar por vapores da Microsoft.
O único e único John C Dworak declarou durante esse tempo que ele e teve várias reuniões sobre tecnologia e que a Microsoft nunca tinha sido mencionada, nem uma única vez em nenhuma dessas reuniões. Lembre-se, este é o início de 2000, as pessoas estavam presas com XP e IE 6 e Dworak era muito apreciado como um escritor de tecnologia, antes de ele virar todo louco por conspiração. E ele estava absolutamente certo. A mesma coisa aconteceu décadas antes com a IBM. Ninguém esperou pela IBM fazer nada há muitas décadas atrás.
Então, em 2006, a Microsoft lançou o XPS para o mundo que o ignorou absolutamente. Foi ignorado tanto que até a Microsoft distribuiu documentos em formato PDF. Eu não me lembro de nunca ter baixado um único documento XPS, mesmo da Microsoft.