Como testar um link suspeito sem clicar nele
Leio um artigo muito bom sobre isso aqui: Como testar um link suspeito antes de clicar neles. Eu colei o conteúdo abaixo. Espero que isso possa ser útil:
Passe o mouse sobre hiperlinks
Se você estiver lidando com um hiperlink, então passe o cursor do mouse sobre o texto para desvendar o endereço. Então você pode clicar mais tarde, se o endereço for legítimo. Note que links de phishing scams usam nomes de domínio que são similares a sites legítimos. A observância é a chave para apanhar qualquer fraude. Por exemplo, um esquema de phishing que visa este site pode usar algo como www.latest-hacking-news.com, que parece semelhante ao verdadeiro. Na verdade, é www.latesthackingnews.com. Note as diferenças.
P>Passar sobre hiperlinks descodifica onde o link leva, e poderia, portanto, mantê-lo bem informado. Os links que você vê são na verdade codificados.
Diga este link, por exemplo. Em código HTML, parece algo parecido com isto: este link. Se eu quisesse praticar minhas habilidades de enganar, eu poderia mostrar um link que diz: Clique aqui para visitar o facebook! A verdade é que, na verdade, não te leva ao Facebook. Tente passar o cursor sobre ele para descobrir o verdadeiro endereço.
Lengthen shortened URLs
Certas URLs que você encontrar podem ser vistas como uma versão abreviada. Algumas URLs abreviadas são legítimas; outras estão tentando disfarçar de onde elas vêm e o que elas podem conter. URLs abreviadas não são confiáveis, então certifique-se de passá-las através de um serviço como CheckShortURL ou Unshorten.It! para alongá-lo e desvendar o URL original. CheckShortURL é um recurso de expansão de links: ele permite que você recupere o URL original de um link encurtado antes de clicar nele e visitar o destino. Além disso, ele fornece informações sobre a URL não abreviada, como título, descrição, palavras-chave e autor da página. Ele também verifica se a URL original está nos mecanismos de busca, Twitter, e permite que você saiba se o link oculto é seguro ou não.
Executar links através de um scanner de malware
Como medida de segurança, qualquer link que você considere suspeito pode ser passado através de um scanner. Um exemplo é o VirusTotal. Links de desktop, links de telefone e links de e-mail podem ser todos testados. Basta copiar o link e colar na barra de pesquisa. Se o link e sua localização contiverem coisas sombrias, ele poderá ser descoberto. Ênfase no "pode". Nada é cem por cento garantido.
Utilizar uma máquina virtual
Links suspeitos podem ser testados com segurança, criando uma máquina virtual. Considere opções como VirtualBox ou VMware. Após fazer um instantâneo da VM em um bom estado, abra o link. Se for malicioso, apenas a VM será afetada. Nesse caso, você pode simplesmente retornar ao antigo snapshot.
Testing links é um assunto sem resposta concreta. As medidas de segurança acima podem fornecer alguma segurança, embora apenas um pouco.
Artigos semelhantes
- Posso ser hackeado clicando em um link malicioso? O que posso fazer para me proteger se eu clicar em um link malicioso?
- Cliquei acidentalmente no link em um e-mail suspeito, o que devo fazer?
- Como funcionam os agarradores de IP? Pode apenas clicar em um link revelar a sua localização? E se estiver em um iPhone?
- Alguém me enviou um link Grabify, mas eu não cliquei no link, isso significa que eles poderiam ter obtido o meu endereço IP?