Casa > Q > Qual É Uma Boa Maneira De Entender E Minimizar O Impacto Dos Programas De Inicialização Em Um Pc Com Windows?

Qual é uma boa maneira de entender e minimizar o impacto dos programas de inicialização em um PC com Windows?

Programas de inicialização são um problema, mas principalmente eles só afetam o tempo de inicialização. Para mim o tempo de inicialização não é importante e realmente não importa é 10 seg ou 5 min - eu inicializo o computador uma vez por semana.
But, existem programas que afetam o desempenho do PC e devem ser removidos se não forem utilizados. Vou dar o meu exemplo - VyprVPN. Utilizo esta VPN mas quando não a utilizo está sempre no topo da utilização da CPU. Não muito, poucos % mas. Este programa é um exemplo de software mal escrito - se o VPN não for utilizado deve ser removido (desactivado) da pilha da rede.
Eu tenho outro exemplo - vários softwares RGB. Ex: eu removi o Corsair iCUE porque ele consumiu cerca de 5 - 10% do tempo da CPU. Bem, se alguém precisa de RGB então ok mas no meu caso apenas perda de tempo de CPU porque as DRAMs suportam hardware RGB.

I mencionei dois exemplos. Othniel mencionou o software antivírus. Tal software realmente deixa o PC muito lento, especialmente alguns softwares antivírus's, mas é necessário. Escolher um software melhor ajudará muito. O grande problema é quando dois antivírus rodam ao mesmo tempo.

Como detectar e remover
Existem duas opções disponíveis no Windows:

  1. Task Manager - Aba Startup com lista da maioria dos programas e seu uso de CPU. Basta clicar com o botão direito do rato no programa e seleccionar Desactivar para o desactivar (ou Activar para o activar). Essa é a maneira mais simples de jogar com programas de inicialização. Muitos programas verificam por atualizações quando iniciados o que é uma prática muito ruim e reduzem o tempo de inicialização>MS Config - basta digitar "msconfig" na busca. Também muito boa ferramenta com opção para desabilitar serviços. Todas as alterações são reversíveis.

Como você notou temos dois tipos de programas de inicialização:

  1. Programs - iniciados por vários meios, por exemplo, chaves de execução do registro, pasta de inicialização no menu Iniciar, Agendador de Tarefas, etc. Existem muitas maneiras de iniciar automaticamente programas>li>Services - Totalmente visível no Taks Manager e pode ser alterado usando o applet Services no gerenciamento do computador (ou apenas pesquisar por "serviços"). A maioria dos serviços poderia ser parada e executada em tempo de execução. O mais simples de se trabalhar é através do Task Manager

Para obter mais informações o mais simples é usar, novamente, o Task Manger. Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer programa ou serviço e escolher "Pesquisar Online".

Ser cuidadoso ao desativar programas/serviços, pois o Windows pode não inicializar!!!

>p>Google para muitas dicas de como desativar serviços específicos do Windows. Muitos deles não são necessários e podem ser desabilitados. PCs de marca são causa muito problemática de vários fabricantes de porcaria colocados em. A porcaria mais conhecida é o Norton antivírus.

Quando detectar problemas deixe o PC iniciar, deixe-o por alguns minutos e depois verifique no Task Manager o que é uso de CPU. Em modo inativo deve ser de 1 - 2%. Se não estiver na aba Detalhes verifique qual processo consome mais CPU (clique na coluna CPU para ordenar por uso de CPU). Esqueça "System Idle Process"!!!
Cheque o uso da CPU e o consumo de memória. Quando clicado com o botão direito do mouse no menu popup de nomes de colunas irá dar-lhe a opção de adicionar novas colunas:

main-qimg-b8c017f9cbde23baf7cf46cb785960ad

Coluna de dados a ter é "Linha de comando" para ver onde o programa está no disco.

Windows também tem outra ferramenta muito boa - Resource Manager.
Pode ser aberto a partir do Task Manger - selecione a aba Performance e na parte inferior está o texto azul:

main-qimg-be5e490922f8c1db7a592b35483fd109

Para obter tudo o que escrevi sobre o Gerenciador de Tarefas deve estar aberto no view.

main-qimg-f15fe7f1c9fd8a1b9ee6336695c183fb

O Monitor de Recursos é uma ferramenta mais poderosa do que o Gerenciador de Tarefas. Ambos os programas são utilizados em conjunto.

Existem também outras ferramentas de terceiros. Eu vou sugerir ao Google para "System Internals".

Btw, se você é o cara do Linux tudo acima também está disponível como linha de comando :)

De Starlene

What are some of the most expensive gaming laptops in 2021? :: O 'image streaming' funciona?