Casa > Q > Quais São Os Melhores Segredos Desconhecidos Para Começar A Improvisar (Guitarra)?

Quais são os melhores segredos desconhecidos para começar a improvisar (guitarra)?

Não há segredos. Nos dias de hoje, tudo o que se sabe sobre improvisação é do conhecimento geral.

Sou um bom improvisador. Aprendi pelo método testado e testado de transcrever os solos de outros, e por tocar o que está no ouvido da minha mente. Eu ainda faço isso hoje. Nunca deixa de trazer bons dividendos. Aqui nós o que eu faço:

  • Eu vou cantar ou imaginar uma linha ou uma frase.
  • Nextra, eu vou tentar tocar essa frase no violão. Tento imaginar uma secção rítmica a afastar-se. Tento tornar isto o mais real possível.
  • li> Tento tornar as linhas cada vez mais complexas.>li>li> Coloco um ritmo em fita, ou uso um cd.>li>li>Usando uma segunda faixa canto um solo sobre essa secção rítmica.li>li>li> Adivinhou; depois toco aquele solo que acabei de cantar.
p> O objectivo disto é ser capaz de tocar o que quer que esteja no ouvido da minha mente. Como a improvisação é uma criação espontânea, tento encurtar esse tempo entre pensar em uma melodia e tocá-la. É lógico que você precisa de um bom ouvido para improvisar bem.

Cantar a melodia em voz alta como George Benson faz é um ótimo exercício. Ele é abençoado com uma bela voz e assim ele deixa a voz no produto final, dando-nos uma demonstração perfeita desta técnica. Quanto à minha voz, é bom usá-la apenas como uma ferramenta de aprendizagem.

Aprender a improvisar pode levar muitos anos e eu acho que os educadores de jazz modernos têm baralhado um pouco as águas. Improvisar não se trata de matemática musical e que escala se encaixa em que acorde em que chave. Quando você pensa que a música já acabou.

Quando eu estava nos EUA em 1992 eu participei de um workshop de jazz realizado por Bud Shank, John Clayton, John Stowell e outros. Alguns dos melhores conselhos que me lembro vieram do baixista John Clayton. Ele é uma lenda. Ele disse: "Arranja 12 gravações de jazz de vários artistas e aprende-as com o disco sem as abrandar, usando software para determinar o que foi tocado, ou qualquer outro dispositivo para facilitar. Não use nada além dos seus ouvidos. Quando tiver terminado, já ganhou'não precisa do conservatório de Jazz. Você terá orelhas e costeletas tão boas que você será capaz de lidar com qualquer coisa que vier em seu caminho."

De Moreno Gehrig

É possível mudar o som da sua voz? :: Quem são alguns dos melhores hackers desconhecidos?