Porque é que 60 hertz é prejudicial para os humanos?
Se esta pergunta é sobre 60 GigaHertz radiação electromagnética então, primeiro, não se assuste com a palavra "radiação" - não são todas as 3 Mile Island, Chernobyl e Bombas Atómicas! Essa sensação agradável de calor de um fogo aberto ou do seu radiador - isso também é radiação. A radiação eletromagnética cobre muito, desde ondas de rádio, microondas, calor infravermelho, luz visível, ultra-violeta, raios X, raios gama e muito mais. Começa a tornar-se devidamente perigoso para os seres humanos num curto caminho para o ultra-violeta (no TeraHertz muito alto). Qualquer coisa abaixo dessa frequência ou não penetra na pele ou passa directamente através de si sem danificar as suas células ou alterar o seu ADN. Os quanta não têm a energia necessária para o fazer.
60GHz é uma radiofrequência na faixa milimétrica. É fortemente absorvido pelo Oxigênio gasoso na atmosfera. Isso significa que ele não viaja muito longe antes que o sinal fique muito fraco. Isto torna-o muito útil para a reutilização de frequências em torno de uma rede celular, mas isso significa que as células têm de ser tornadas mais pequenas. O que acontece com o Oxigénio que absorve as ondas de rádio? Ele fica um pouco mais enérgico. Sem qualquer alteração química. Se o respirar, não será diferente de uma molécula de Oxigénio que não absorveu um fotão de 60GHz. Não é nada perigoso.
O que acontece a um humano em pé perto de umas ondas de rádio de 60GHz? Nada. As ondas são bloqueadas pela sua pele. Mas e se elas forem mesmo fortes? Não te vão pôr no microondas ou assim? As licenças de espectro de rádio garantem o uso em potências de transmissão que são menos de 1000 vezes mais fortes que a luz solar ao nível do solo - e a luz solar contém frequências muito mais altas, incluindo algumas realmente prejudiciais. Mesmo assim, a probabilidade de danos causados é proporcional à exposição: um curto período de tempo com luz solar forte é equivalente a um período mais longo com luz solar mais fraca. A maioria das pessoas são sábias a isto e aceitam ou mitigam os riscos. As ondas de rádio de 60GHz são apenas amendoins em comparação com os raios UV do Sol.