Onde é que a máfia é mais activa em Nova Iorque?
Não posso falar com os aspectos de empréstimo, jogo, prostituição e tráfico de drogas do crime organizado, pois minha experiência é trabalhar com sindicatos de trabalhadores de Nova Iorque. Condenações do RICO, processos civis e aquisições por atacado de sindicatos locais pelo Departamento de Justiça têm feito muito para diminuir o crime organizado nos ofícios, mas isso persiste porque esses são empregos bem pagos e os sindicatos de Nova York tentam operar de forma cartelhada. O comportamento mais flagrante, como os empregos fantasmas, o trabalho com plumas e afins, na maioria das vezes, mas não totalmente, desaparece.ÀÀ semelhança dos velhos tempos em que os trabalhadores individuais, as empresas, os donos de edifícios ou os empreiteiros tinham de pagar pela paz laboral, o crime organizado acabou por comprar os empreiteiros. Isso os mantém fora da vista dos federais, mas ainda conseguem mergulhar sua mão no fluxo de dinheiro. Além disso, possuir uma empresa aparentemente legítima permite-lhes fazer contribuições políticas para reforçar o seu domínio sobre o mercado. Por exemplo, os empreiteiros elétricos e o sindicato IBEW fazem doações substanciais de campanha para conseguir a aprovação de leis restritivas que prejudicam os empreiteiros menores, não sindicais, bem como os trabalhadores individuais e de fora do estado.
Outra tática é dominar uma única indústria e forçar a concorrência para fora. Isto acontece regularmente na indústria de camionagem, especialmente as empresas de camionagem que servem o distrito do vestuário, sempre a encolher. Eles operam através de várias empresas de fachada para evitar a detecção, mas todos eles voltam para o mesmo grupo: a família do crime Gambino. O mesmo se aplica à remoção de lixo comercial, entrega de cimento, remoção de amianto, etc.
O último lugar onde o crime organizado ainda é difundido é onde a América viu pela primeira vez a obscuridade do Crime Organizado: Em The Waterfront. Apesar dos contêineres e portos automatizados terem dizimado o sindicato dos estivadores e estivadores, os poucos empregos que restam ainda são muito mafiosos e quase impossíveis de serem quebrados. Alguns dos salários pagos foram tão escandalosos que a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, que controla os principais terminais de navegação da região, advertiu as companhias de navegação e os sindicatos para que a demolissem ou entrariam e encerrariam seus arrendamentos para usar as docas e armazéns PA.
O crime organizado opera como qualquer outro negócio, na medida em que eles visam situações em que podem ganhar o controle de um aspecto chave de uma indústria estratégica (mão-de-obra qualificada, terminais de transporte ou embarque) e depois espremer dinheiro das pessoas que procuram obter esses empregos ou negócios usando esses serviços. Desde que esses tipos de situações existam, o crime organizado tentará obter uma parte da ação.