Casa > Q > Quem Começou O Rap Do Gangster?

Quem começou o rap do gangster?

Em 1984, um rapper da Filadélfia chamado Schoolly D fez o que agora é considerado o primeiro disco de rap gangster de sempre.

Schoolly D (nascido Jessie B. Weaver) fez uma música de rap chamada "P.S.K. (What Does It Mean ?)" que era composta por ele fazendo rap sobre uma gangue local muito temida e respeitada no seu bairro chamada The Park Side Killers e prestando-lhes homenagem em disco, daí a sigla P.S.K do título da música. Na canção, raps escolares sobre a gangue de rua e a cultura de prostituição, fazendo dinheiro através de atividades ilegais, carregando armas, matando seus rivais ou inimigos, violência no gueto e vangloriando-se de suas proezas sexuais sobre as mulheres. Esta foi a primeira canção de rap a conter as expressões líricas baseadas em temas que tipicamente definem o rap gangster. Mas o disco P.S.K do Schoolly D não sinalizou o início do rap gangster, como o próprio Schoolly D não fez mais discos de rap com tema gangster depois do P.S.K, ele na verdade se concentrou em fazer discos de música rap mais positivos e socialmente conscientes.

Schoolly D (foto abaixo) :

main-qimg-27cca304575c86d3e287660000fcac4a

Ouvir "P.S.K. (What Does It Mean ?)" abaixo :

Em 1986, outro rapper de Los Angeles chamado Ice T gostou tanto da música P.S.K do Schoolly D's que se inspirou nela para criar uma música própria baseada na expressão lírica dos mesmos temas, mas com um som diferente e com um estilo mais funky. A música chamava-se "6 In The Mornin" e fez de Ice T uma estrela na indústria da música rap da noite para o dia. Ice T vivia no centro-sul de Los Angeles na época e cresceu no meio da cultura das gangues negras de rua de Los Angeles, e como ex-membro de uma gangue (ele mesmo era um Crip), Ice T experimentou muita violência relacionada a gangues, atividades com drogas, crimes com armas, etc. Foram essas experiências que Ice T procurou retratar e expressar em sua música rap, e o disco P.S.K da Schoolly D's forneceu essa influência e inspiração. Ice T também afirmou que a leitura das histórias dos romances do Iceberg Slim (livros de um conhecido escritor de ficção do crime urbano negro) lhe deu idéias adicionais de como criar o que mais tarde ficou conhecido como rap gangsta.

Ice T (foto abaixo) :

main-qimg-55f01582c351a98a1dd24a6eed4cdff0

Ice T (nascida Tracy Marrow) fez um disco de sucesso com "6 In The Morning" e é amplamente considerada como a música de rap que primeiro definiu e criou completamente o subgênero rap gangsta dentro da indústria da música rap. Foi também uma das primeiras músicas de rap a iniciar o processo de desenvolvimento do rap da Costa Oeste, tornando-se uma força importante e importante na indústria da música rap e da comunidade hip hop em geral.

Ouvir "6 In The Mornin" (abaixo) :

Após o lançamento dos primeiros discos de rap gangsta do Ice T, muitos outros artistas de rap começaram a ser influenciados e inspirados pelo seu estilo e ajudaram a desenvolver ainda mais o gênero do rap gangsta. A partir de 1988, um grupo de rap gangsta hardcore de Los Angeles chamado N.W.A (Niggaz With Attitude) empurrou o rap gangsta para o cenário da música mainstream americana com seus álbuns e singles de grande sucesso comercial e crítico, começando com "Straight Outta Compton". Todos esses desenvolvimentos na música rap da Costa Oeste também coincidiram com o surgimento de gangues negras de rua como Crips and Bloods, cultura de gangues, crime/violência com armas relacionadas a gangues, e o comércio de crack em bairros predominantemente afro-americanos do centro sul de Los Angeles - foi uma reflexão musical no Hip Hop desses males sociais nas comunidades negras de Los Angeles que deu origem ao rap gangsta.

Ouvir "Straight Outta Compton" (abaixo)

N.W.A (fotos abaixo)

main-qimg-77859c246c313316e6de870365e7d124 main-qimg-142275c6d102d6010f45596507e23211 main-qimg-c07982d26d7d6d9d0dc5603241d95b7e

Ouvir "Nuthin' But A G Thang" do Dr. Dre apresentando Snoop Dogg (abaixo) :

N.W.A 's arrived on the rap music scene finally cemented a posição do rap gangsta como o subgénero mais bem sucedido da música rap por muitos anos.

E eles foram seguidos por ainda mais rappers gangsta de sucesso (foto abaixo) saindo de Los Angeles e do resto da Califórnia na Costa Oeste. Dr. Dre, um antigo membro do grupo N.W.A. foi um dos principais criadores de um estilo de rap gangsta chamado "G-Funk" no início e meados dos anos 90. Foi quando o rap gangster atingiu o auge da sua popularidade no início e meados dos anos 90, que agora é conhecido como sua era dourada, e permaneceu sempre tão popular até os anos 2000. Por períodos bastante longos na história do Hip Hop, o rap gangster sozinho tornou o rap da Costa Oeste mais popular e mais bem sucedido do que o de Nova Iorque e o da Costa Leste, sendo este último sempre o centro principal da música rap, devido a Nova Iorque ter sido onde a música rap como um todo começou e existiu pela primeira vez.

main-qimg-2ed5074f0d458a434e8d3047d86b1480

New York gangsta rap

Despite das origens do rap da Costa Leste da Filadélfia, o rap gangsta é geralmente visto como uma criação da Costa Oeste, fruto do gueto negro e da cultura de gangues de Los Angeles. Isto porque o que agora é definido e simbolizado como o som e imagem do rap gangster como o conhecemos foi inventado e criado por rappers que ou vieram de, ou cresceram nas comunidades predominantemente afro-americanas de Los Angeles, como Compton, Watts, e outras áreas próximas naquela parte do sul da Califórnia.

Posto de lado o disco único de rap gangster da Schoolly D, a cena da música rap da Costa Leste não popularizou massivamente os discos de rap com temática gangster como a cena da música rap da Costa Oeste tinha feito nos anos 80. Mas a cena rap da Costa Leste teve seu próprio começo e pioneiros muito importantes do rap gangster a partir de meados dos anos 80, porém com seu próprio som e estilo regional. Apesar de Nova York e outras grandes cidades da Costa Leste não terem uma cena e cultura de gangues de rua negras bem conhecida, como Los Angeles na Costa Oeste, eles ainda eram o lar de muitos guetoes negros atormentados por gangues de rua, altos níveis de atividade de drogas, violência armada e crimes de rua. Alguns rappers de Nova York logo começaram a expressar os temas das gangues como seu principal conteúdo lírico, mas o mais importante e influente de todos eles na época era o Kool G Rap. Kool G Rap foi o primeiro rapper nova-iorquino a focar a maioria de seu conteúdo lírico em temas baseados em gangues que retratavam uma vida de crescimento nos guetos negros de Nova York, vendendo crack, carregando armas, se envolvendo em tiroteios com traficantes e gangues rivais, fugindo da atenção da polícia, evitando ser enviado para a prisão por bufos, etc - como tal, Kool G Rap foi o criador do próprio tipo de rap gangster de Nova York. Aqui está ele na imagem abaixo com o chapéu azul claro com os braços dobrados, e sua canção "The Road To Riches" :

main-qimg-0f8279016358581c923c1429d9f0bd4e

De Desirea

Os artistas ganham mais com o streaming do que os artistas costumavam fazer antes do streaming? :: Devo receber um crunchyroll premium?