Casa > C > Como É A Vida Como Um Artista De Manga?

Como é a vida como um artista de manga?

Trabalhei como assistente de mangá durante cerca de 2 anos, na periferia de Tóquio, por isso a minha resposta vai ser em três partes:

+ Como é's como é para o mangaka com quem trabalhei, com base nas minhas observações.
+ Como era trabalhar como assistente.
+ Como é baseado em outros mangaka que eu conheço pessoalmente, e também em histórias/gossip que eu ouvi de pessoas dentro/fora da indústria.

Bem, para começar com algumas generalizações, quero dizer que para a maioria dos mangaka que estão trabalhando ativamente, o trabalho pode ser muito estressante. As horas tendem a ser longas, e a menos que você acerte em cheio com anime popular e acordos de licenciamento, o pagamento pode ser muito baixo (você recebe uma taxa de página, e qualquer material que você compra ou assistentes que você contrata são todos pagos por você). Se você ganhar 10.000 ienes (cerca de $100, dar ou receber a taxa de câmbio) por página, e você tira 32 páginas por mês, isso 'é cerca de $3.200 antes dos impostos, assim você pode ver como seria difícil sobreviver e ainda contratar um assistente.

Agora, para mais detalhes. O mangaka para o qual eu trabalhei, Konomi Takeshi, era muito do tipo "feliz-go-lucky". Ele tinha uma vida familiar/social muito ativa, então ele tendia a fazer a maioria do seu trabalho perto do prazo. Ele trabalhava esporadicamente durante o mês, tendo a reunião mensal com seu/nossa editora, e depois desenhava uma página aqui, uma página ali. Quando chegava perto do prazo, nós'passávamos muitas vezes os últimos três ou quatro dias com ele a trabalhar no estúdio sem dormir, ou tipo 1-2 horas por noite. Ele sempre dizia que gostava muito do trabalho, e era uma pessoa generosa, criativa e divertida, que aproveitava todas as oportunidades que podia para tocar. No entanto, é importante ter em mente que ele era/é um multimilionário com uma enorme franquia, para que ele pudesse se dar ao luxo de contratar muitos assistentes que faziam muito do trabalho para ele. Nem todos os mangaka podem fazer isso (a maioria, se não quase todos, trabalham muito, muito mais horas).

Da perspectiva de um assistente's, nós trabalhamos MUITO. Muito mais do que o nosso sensei fez. Éramos bem pagos, mas trabalhávamos 16 horas por dia, cerca de 20-25 dias por mês. Chegamos a ir ao nosso Sensei para eventos, e o ambiente de trabalho era divertido, mas também era muito estressante, e era difícil manter uma vida social fora do trabalho, com esse tipo de horas.

Eu também disse que iria falar sobre como era's para outros mangaka. Conheço alguns com quem eu'estive nos seus estúdios ou falei, e eles geralmente vivem para o seu trabalho. Eles adoram desenhar e criar, e o fazem. Os mais bem sucedidos contratam assistentes para ajudá-los, e trabalham o máximo que podem. Os menos bem sucedidos são'não são capazes de contratar muitos, se alguém, e normalmente passam longas, longas horas desenhando em suas salas ou quartos, e raramente se socializam. Eles não têm dinheiro ou tempo para isso. Alguns ficam muito stressados com os prazos e acabam por se esgotar. Mas, todos adoram desenhar. Todos adoram criar. E eu posso estar fazendo uma generalização, mas todos eles adoram dizer que estão ganhando a vida fazendo algo que amam: fazer mangá. It'é uma vida difícil, mas para a pessoa certa, vale a pena, e para alguns poucos, pode realmente valer a pena.

Se você quiser ler mais sobre como era trabalhar como assistente de mangaka (eu me aprofundo bastante), então, por favor, confira tanto meu blog quanto meu livro. :) http://www.jamieism.com/

De Freddi

Seria apropriado incluir uma secção "sobre mim" no meu currículo? :: Como lidar com o cyberbullying