Um HDD de 256 MB de cache é significativamente mais rápido do que um HDD de 64 MB de cache?
É um disco rígido cache de 256 MB significativamente mais rápido que um disco rígido cache de 64 MB?
Existem algumas formas de interpretar a sua pergunta. Como não tenho a certeza de qual é a sua interpretação, vou tentar abordar as duas formas.
P>Primeiro, o tamanho da cache não tem qualquer relação com o seu desempenho como cache. É semelhante a dizer, "É um tanque de 30 galões mais rápido que um tanque de 20 galões". Ou seja, o desempenho da cache será exactamente o mesmo dentro dos limites da capacidade dada.
Pode ajudar a compreender os princípios básicos de uma cache em primeiro lugar.
Um lugar para começar é aqui:
Os Diálogos de Guardanapos: Life of a Packet (Walk), Part 1 - Cisco Blogs
Naquela banda desenhada, você pode ver exatamente o que uma cache realmente faz; ou seja, ela age como um passo intermediário muito rápido para armazenar os dados que são acessados com mais frequência. Os dados reais que são armazenados em uma cache não são mais acelerados, porque acontece de estarem em uma cache maior, é que há mais dados que podem ser armazenados em uma área de armazenamento mais rápido do que o próprio HDD.
Quando sua aplicação precisa acessar o HDD (geralmente no sentido de uma leitura ou escrita), os dados que estão lendo da unidade ou escrevendo para a unidade passam por vários passos intermediários (principalmente por razões de proteção). Quando você quer ler os dados da unidade, os caches de que você está falando são bastante úteis, especialmente para dados que são muito recuperados. Afinal, um cache é muito mais rápido do que o próprio HDD.
Então, quantos dados que você recupera muito podem ser armazenados em um cache? Bem, obviamente, em um cache de 256, você pode armazenar cerca de 4 vezes a quantidade que você pode armazenar em um cache de 64MB. Nota, isto não significa que os dados que estão no cache são acessados mais rapidamente, apenas que estão em um balde maior.
Isto nos leva à segunda parte da sua pergunta. Quando você tem um cache maior, você pode armazenar mais dados nele que podem ser acessados muito rapidamente (em comparação a ter que ir para o HDD, que é muito mais lento). Portanto, se você tiver muitos dados que precisam ser acessados com bastante frequência, ter uma cache maior para o HDD pode ajudar muito.
Aqui está o problema, no entanto. Nem todas as aplicações são escritas da mesma forma, nem acedem aos dados da mesma forma. Dados que não são acessados frequentemente, por exemplo, realmente não fazem sentido manter em um cache. Na verdade, em muitos casos, ter dados armazenados em um cache quando ele não precisa ser concluído impedindo que os dados sejam armazenados lá que precisa ser. Isto não danifica nada; é apenas ineficiente.
Bottom Line
P>Não obstante, ter um cache grande é mais vantajoso para o usuário médio porque a computação de propósito geral (como você vê no seu laptop ou no seu computador desktop) usa muito tráfego misto. Embora a velocidade de cache seja a mesma independentemente do tamanho, ter mais dados prontos tornará o sistema em geral mais ágil e, sim, muito mais rápido.
Espera que isto ajude.
Artigos semelhantes
- É melhor ter um HDD interno com uma SSD externa ou ter uma SSD interna com um HDD externo?
- Qual é a diferença entre um cache SLC e um cache DRAM em SSDs?
- Como o bloco de cache foi substituído em cache totalmente associativo?
- Qual deles é mais rápido, um processador normal com SSD ou um bom processador com HDD? O que mais afeta o desempenho?