Uma VPN impede o seu provedor de ver que você está torrentando?
Existe aqui uma resposta incorrecta afirmando que o seu ISP pode ver o que quer que você faça quando usa uma VPN.
Isso é impreciso. Uma VPN criptografará o tráfego até que ele chegue ao provedor de VPN, que está além do ISP. O fato de que o ISP, como esta resposta diz, "aluga (seu endereço IP) a você" permite que eles vejam qualquer coisa que você esteja fazendo apesar disso é um erro factual. Eles apenas sabem que estão enviando um monte de pacotes criptografados para o seu provedor de VPN, e recebendo um monte de pacotes criptografados de volta.
que, dito isso, seu provedor ainda pode saber que você está usando BitTorrent. Eles não podem ver o que está nos pacotes que você envia, nem para onde eles estão indo, mas não é nada difícil para a análise de tráfego detectar o padrão de uso do BitTorrent. No entanto, seu provedor não terá idéia do que você está torrentando, ou de onde, nem podem.
O motivo pelo qual as pessoas que frequentemente usam uma VPN em torrent não é porque seu provedor se importa particularmente. BitTorrent não é usado apenas para downloads ilegais (eu tenho muitas vezes baixado ISOs do Linux dessa forma, e isso é perfeitamente legal), então o uso dele, por si só, não indica que se está infringindo a lei. Muitas vezes, se alguém estiver baixando ilegalmente, o detentor dos direitos autorais ou seu representante irá realmente juntar-se ao enxame BitTorrent, permitindo-lhes ver os endereços IP dos indivíduos que utilizam a torrent e reclamar sobre eles ao seu provedor. Chega de reclamações, e o ISP irá eventualmente terminar o serviço do usuário.
A VPN impede que, ao invés do IP real do usuário, eles verão apenas o IP do nó VPN do usuário. Hipoteticamente, eles ainda poderiam reclamar para o provedor de VPN, mas VPNs "no-log" não podem determinar quem estava em que nó quando, e muito menos qual usuário estava envolvido naquela torrent. Então, muito provavelmente, eles não se incomodarão, e mesmo que o façam, não terão impacto.