É verdade que comer sapos é muito comum entre os franceses?
Sim, é definitivamente verdade. Como prova, podes verificar este link: GRENOUILLE - RNM - prix cours marché - P�che e aquacultura, dando o preço actual das pernas de rã, quer congeladas ou frescas. Você vai notar que os sapos estão no departamento de "peixes". Rungis é o maior mercado de produtos frescos da Europa. Pense num frigorífico gigante, do tamanho de pelo menos 2 campos de futebol...Mais precisamente, os franceses (como muitas outras pessoas no mundo) comem coisas que são geralmente consideradas "nojentas" pela maioria dos americanos, que não teriam nada a não ser bife de lombo de vaca (o que você faz com o resto do animal, pergunto eu?):
>ul>>li> caracóis>li>pernas de rã>li>coelholi> carne de cavalo>li> enguiasli>pernas de porco, focinho, cauda, quase tudo. Como nota lateral, fui à chinatown de Paris (13º arrondissement) há dois dias, e eles estavam vendendo "matrizes" de carne de porco (suponho que signifiquem útero), pênis, intestinos e outros órgãos internos que nem consigo imaginar... então acho que eles venceram o francês no jogo do "Grossout":-)>li> salsicha de sangue (boudin noir)>li>andouillettes e andouilles (basicamente salsicha tripa)li>li>foie gras (basicamente fígado de pato ou ganso sobrealimentado)li>li>veal, cordeiro, mais raramente fígado de porco ou de vaca jovemveal, cordeiro, etc. cérebro>li>li>tripes (= tripas)>li>li>veal ou cordeiro "ris" (= uma glândula atrás da tiróide que só é deliciosa em animais jovens)li>li> ovas de peixeli>li>shark (vendido como "veau de mer" ou "vitela do mar")li>li>eelada (como em peixes)li>li>piglets, cordeiros e cabritos (como em cabritos jovens, não humanos).<E isso é só considerando "carne". Os franceses desenham a linha dos insetos, criaturas vivas (sem camarões "dançando" ou qualquer coisa que ainda respire) e coisas fermentadas (além de queijo e choucroute, é claro). Não caímos em cima de nós mesmos para comer anchovas fermentadas, por exemplo (como é suposto os europeus do norte), ou tubarão meio podre (Kæstur hákarl da Islândia).
Dito isto, pernas de rã e caracóis, embora "tipicamente" franceses (repare que espanhol e português, por exemplo, também comem caracóis, e coelho, tanto quanto sei) não podem ser comprados no seu supermercado habitual. Você pode obter pernas de rã congeladas muito facilmente, mas caramujos? Não consigo pensar em um lugar onde eu possa comprá-los. Então, ou as crias, ou as encomendas num restaurante. Então não vamos comer caracóis e pernas de rã todos os dias. O mesmo se aplica à carne de cavalo: é difícil encontrar sinais de "boucherie chevaline" agora, embora você possa vê-los no seu mercado local. Btw, muitas cidades ainda têm mercados regulares de produtos frescos (geralmente algo como quarta, sexta e domingo), com um "place du marché" e a inevitável "buvette".
Dada a lista de "yucky" que comemos, alguns provavelmente dirão que é por isso que temos tantos tipos diferentes de vinho: para lavar o mau gosto :-)
Coisinha engraçada, no entanto, muitos franceses típicos irão franzir o cenho ao Haggis, por exemplo...