LPIC, Linux+ vs. RHEL: o que é melhor?
Como alguém que contrata especialistas em Linux, qualquer um desses certs, assim como a LFCE, seriam todos aproximadamente equivalentes na minha mente. As pessoas que eu entrevistei que tinham certificações RH eram geralmente menos impressionantes do que as pessoas que tinham outros certificados. No entanto, isso não mudaria significativamente minhas opiniões. Eu *pessoalmente* gosto do LFCE, que provavelmente teria um peso maior ao avaliar um funcionário em potencial. É muito prático e aplica o tipo de pensamento que eu preciso contratar para.
Linux+ Eu consideraria o nível de entrada. É bom ter, e isso certamente me ajudaria para uma posição de engenharia de nível básico.
Vivulgação total, no entanto: suspeito que a idéia de que 'empresas administram Redhat' é meio que um mito. A maioria das empresas que usam seriamente o Linux (que eu estou ciente) estão rodando variantes do Debian (como o Ubuntu). Se eles estão rodando um sistema parecido com o RH, é normalmente porque eles têm requisitos específicos como bancos de dados Oracle ou uma aplicação que custa milhões e requer RH para suporte. Caso contrário, o RH é muito caro; certamente um grande número de empresas usa Cent.
Having disse tudo isso, a realidade da contratação é que praticamente ninguém aparece na minha mesa com certificações Linux de qualquer tipo. Os velhos não precisam de certificações e os jovens não estão incomodando.
Quero que houvesse um "estado da nuvem" que libertasse as implementações de VM pelas árvores genealógicas RH ou Debian e fosse um pouco confiável.
Apenas curioso, quais são os seus 35 anos em?