Qual é a diferença funcional entre ARP, DHCP e DNS?
Qual é a diferença funcional entre ARP, DHCP e DNS?
1. ARP
ARP significa Protocolo de Resolução de Endereços e representa um protocolo utilizado quando o IPv4 é utilizado sobre a Ethernet. Este protocolo ajuda a resolver um endereço de um computador específico na rede Ethernet, enviando uma informação do computador local para um computador remoto onde o processo do servidor é executado. Esta informação permite ao servidor identificar o sistema de rede e fornecer o endereço.
2. DHCP
Existem dois tipos de endereços IP, estático e dinâmico. Um endereço IP estático significa que o computador é configurado manualmente para utilizar um determinado endereço IP. Isto é apenas usado quando você quer hospedar um servidor no seu computador e precisa que o seu IP permaneça o mesmo. Para usuários regulares, eles querem que seu endereço mude com o tempo (porque é mais seguro entre outras coisas), então eles usam um endereço dinâmico.
Bem, digamos que você configurou mal seu endereço IP para que ele permaneça estático e outra pessoa também configurou seu computador para esse mesmo endereço IP. O que então? Você usa um DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) para alocar automaticamente seu endereço IP a partir de uma faixa definida de números disponíveis em uma rede específica.
3. DNS
Quando você procura por um nome de domínio ou um website, você procura por seu nome alfabético. Os computadores, no entanto, não pensam como nós humanos e usam um endereço IP (Internet protocol), que é representado em números. Por exemplo 194.240.155.
Agora, imagine ter que se lembrar de um endereço IP numérico para cada domínio que você quer visitar. Isso seria impossível. Assim, um DNS, ou um Domain Name Server, traduz um endereço IP em, para nós, um nome de domínio mais compreensível.