Como o DHCP fornece serviços DNS?
DHCP funciona da seguinte forma:
- Um novo dispositivo tenta ligar-se a uma LAN (seja através de cabo ou wifi). Ele emite um sinal de "DHCPDISCOVER" para qualquer IP na rede. Efetivamente: Qualquer pessoa lá capaz de me dar indicações nesta rede, aqui está o meu endereço MAC?
- Cada servidor DHCP envia de volta um DHCPOFFER - efectivamente, pode usar este endereço, avise-me se o quiser.
- A máquina cliente escolhe então um destes, normalmente o que for primeiro. Enviando de volta um DHCPREQUEST. Algo dizendo, sim por favor, eu quero este IP, por favor registe-me e envie-me métodos de ligação para usar esta rede.
- Que o servidor DHCP então atribui o IP que calculou anteriormente a esse computador, registando na sua base de dados que MAC mapeia para que IP. Enviando de volta um DHCPACK ... uma listagem do seu IP, por quanto tempo ele é válido, a máscara IP desta rede (ou seja, quais IPs são considerados locais), qual IP de gateway para usar como relay para quaisquer IPs externos, e quais IPs DNS para usar ao pesquisar URLs.
É apenas aquela última porção onde DHCP tem algo a ver com DNS. É só enviar de volta os dados de configuração para a nova máquina cliente declarando a que servidores DNS se conectar ao realizar uma busca de nome.
Os servidores DNS podem ser parte da rede local, ou completamente fora dela. Ele "poderia" estar na mesma máquina (ou roteador) do servidor DHCP, mas não é necessário estar assim.
Se o servidor DHCP estiver em uma rede onde também exista um FQDNS (possivelmente no mesmo dispositivo), então durante este processo de registro, ele também poderá perguntar ao cliente: "Diga, qual é o seu nome para que eu possa gravá-lo no DNS local?". Isto seria então passado para esse servidor FQDNS como: "Aqui está um novo IP nesta LAN, e seu nome, veja se ele pode se encaixar". O FQDNS então verifica se o nome é único e se sim, regista esse IP mapeado para esse nome na sua base de dados. Se o nome colide com outro nome já gravado, ele sobrescreve o novo sobre o antigo.
Desta forma, suas máquinas locais podem então usar esse FQDNS para se ligar umas às outras usando os nomes ao invés de cada uma delas precisar se lembrar dos números IP. Mesmo assim, isto é um extra. Não necessariamente parte do DHCP.
Em nenhuma das opções acima, o servidor DHCP fornece qualquer tipo de procura de nomes. Ele NÃO faz nenhum DNS próprio. Tudo o que ele faz é dar endereços DNS (números IP) a novos clientes para que eles possam perguntar àqueles que procuram o DNS.
Pode acontecer que a máquina com o servidor DHCP também tenha um servidor DNS rodando nele. São ambos apenas programas a correr num computador. Mas são programas separados. Eles não precisam estar na mesma máquina. Na verdade, o DNS local nem sequer é necessário para que uma rede funcione correctamente - apenas que se tal não estiver lá, não é possível ligar a máquinas locais usando apenas os seus nomes.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença funcional entre ARP, DHCP e DNS?
- O que são os DNS 1 e DNS 2 da rede WiFi? Descobri que mudá-los funciona como uma VPN.
- Por que o iPhone 12 de preço superior fornece apenas até 6 GB de RAM enquanto o Android de preço médio fornece 12 GB (o dobro) de RAM?
- Como configurar um DHCP em um roteador Cisco