Casa > P > Porque É Que Os Smartwatches Não Descolaram?

Porque é que os smartwatches não descolaram?

Esta é uma tomada de posição incomum no tema, mas eu acho que uma das principais razões pelas quais os smartwatches falham em decolar é que eles são desenvolvidos por uma indústria que é quase exclusivamente masculina.

Os smartwatches são desenvolvidos por engenheiros masculinos, então o output é muito orientado por especificações e muitas vezes carece do talento que pode atrair homens que não gostam de aparelhos e mulheres.

Se existem indústrias que poderiam ser consideradas inclusivas em termos de gênero, a tecnologia definitivamente não é uma delas. O luxo seria um pouco melhor: claro, você ainda vê a maioria dos homens em posições de alta gerência, talvez porque eles são loucos o suficiente para suportar o estresse e as horas que vêm com ele.

Mulheres em Luxo

Construí uma base de dados sobre mais de 400 empresas relojoeiras e as únicas mulheres na alta gestão da indústria relojoeira são Christine Hutter (Morris Grossmann), Cécile Maye (CEO da Marvin), Chabi Nouri (CEO da Piaget), Aurélie Picaud (Directora da Fabergé), Catherine Rénier (CEO da Jaeger-LeCoultre).

As senhoras Hutter e Maye fundaram as suas empresas, por isso nomearam-se a si próprias, mas as outras três foram nomeadas nos últimos 5 anos para substituir um homem. Isso é embaraçoso.

Mulheres na Gestão Intermédia

No entanto olhe um passo abaixo nos departamentos de Produto e Operações nas empresas de relógios e verá uma mistura muito mais equilibrada de homens e mulheres na gestão intermédia.

Quando eu era Chefe de Design na Longines, TODOS os Gestores de Produto eram mulheres. Imagine isto: estávamos desenhando e fabricando produtos para uma clientela de 60% a 70% de homens, e o desenvolvimento foi impulsionado por mulheres. Actualmente um dos principais designers da Longines é uma mulher. A empresa anunciou que 2018 foi o seu melhor ano... de sempre...

Apesar de trabalhar na Longines, também nos encontrávamos com funcionários de empresas irmãs dentro do Swatch Group, para treinamento corporativo, e eu vi a mesma proporção: pelo menos 1 mulher para menos de 2 homens. Eu também passei alguns meses me reunindo com o Movado Group MGI, e a Diretora de Produto deles é uma mulher que supervisiona a maioria das gerentes femininas. Na época, a designer líder da Paramus, New Jersey, também era uma mulher. MGI não está indo mal com seus relógios de moda (Treinador, Hugo Boss, Scuderia Ferrari e Tommy Hilfiger). Eles também tiveram vendas recordes em 2018 (Business News: How Movado Group Bounced Back - HODINKEE).

Entre 2016 e 2018 eu trabalhei para uma start-up tecnológica no Sul da Suécia, e a proporção era de 1 mulher para 12 homens, e as mulheres só estavam envolvidas em tarefas administrativas e de marketing. Nenhuma estava em Produto ou Operações. A empresa não conseguiu vender tantos smartwatches como eles tinham imaginado

A indústria tecnológica é dramaticamente dominada por homens, em todos os níveis e em todas as posições. Para mim, esta pode ser uma das razões pelas quais os smartwatches falham em decolar. Quer vender mais smartwatches? Simplesmente tente envolver mais mulheres no desenvolvimento.

Nota ao leitor:

Eu escrevo principalmente sobre a indústria relojoeira, então se você está curioso sobre o assunto, dê uma olhada nas minhas outras respostas no Quora.com e cadastre-se para seguir minha conta. Também desenvolvo mais alguns destes tópicos em TRENDS-WATCH (o marketing e negócio dos relógios).

Para pessoas que precisam de aconselhamento profissional sobre o desenvolvimento ou crescimento de uma marca de relógio, se você precisar de mais informações do que as que podem ser encontradas nas minhas respostas no Quora.com, não deixe de conferir meu material sobre a gestão do Produto, Custo e Produção de relógios em Timeless by Design, e conferir meu portfólio de freelancers em fejack.pb.design.

De Evander Bilbrey

Como encontrar a localização actual dos meus maridos pelo seu telefone Android :: O que é melhor - VIPS, JIMS, ou Siri Fort?