Qual é a vantagem de vigas escondidas numa laje plana?
Viga oculta' (ou viga embutida) a vantagem primária em relação às vigas caídas é que reduz a altura mínima necessária do piso para o piso (para a mesma altura livre abaixo do teto e acima do nível do piso). Isto pode gerar economias de custos significativas.
Isto é especialmente importante em edifícios onde existem muitos serviços mecânicos/eléctricos (condutas AVAC, condutas de água refrigerada, canos de esgoto, canos de abastecimento de água potável/combustível, bandejas de cabos eléctricos, etc.) a funcionar horizontalmente no vazio do tecto. Muitos destes serviços podem passar através de vigas caídas sem enfraquecer a viga. Mas alguns itens como condutas AVAC e bandejas de cabos não podem, e terão que passar por baixo do fundo da viga, aumentando ou aprofundando o vazio do teto. Aumentar o vazio do teto reduz a altura livre (mínimo em muitas jurisdições é de 2400 mm) necessária entre o fundo do acabamento do teto e o topo do acabamento do piso. Para compensar esta perda, é necessário aumentar a altura total de piso a piso, o que pode aumentar significativamente os custos, especialmente em edifícios de vários andares.
Aqui é onde as vigas ocultas se tornam vantajosas, pois a viga está dentro da laje e não bloqueará nenhum dos serviços que correm ao longo do seu revestimento. Assim, para responder à sua pergunta, as vigas ocultas resolvem muitos desafios práticos de construção colocados por uma viga suspensa, mas a principal vantagem seria a poupança de custos conseguida através da redução da altura do pavimento (ou seja, menos quantidades de parede, coluna, envidraçamento, material de condução e tubagem necessário).