O que é um Tannhauser Gate, e o que são as vigas C?
Alguns aparecem nas palavras moribundas do replicante Roy Batty no filme Blade Runner:
>p>I'já vi coisas que vocês não't acreditam... Atacar naves em chamas a partir do ombro de Orion. Eu vi raios C brilharem no escuro perto do portão Tannhäuser. Todos aqueles momentos serão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. Tempo de morrer.O filme inteiro foi analisado para a frente e para trás por pessoas que passaram muito mais tempo nele do que eu, mas pelo que vale, eu não' não acho que a natureza exata dos raios C ou do portão Tannhäuser seja revelada, ou que seja importante para o contexto. A maneira como I'os entendi, são como partes de como toda a história questiona o que é a humanidade, e se ela poderia ou não ser encontrada em uma máquina que emula a natureza humana tão perfeitamente que não pode dizer como ela não é humana.
Batty é uma máquina construída para a guerra, então quando ele fala de naves de ataque em chamas, presumo que ele se lembra das origens de suas cicatrizes de batalha. Isto me sugere que o portão Tannhäuser pode ter sido o local de uma batalha crucial, e que os raios C podem ser uma arma aterradora ou outra. Talvez sim, talvez não, mas de qualquer forma, ele está se lembrando claramente de sua participação em eventos maiores do que ele, e lamenta silenciosamente como essas experiências desaparecem com sua passagem, o que eu acho ser um sentimento humano muito reconhecível.
Assim, minha análise pedestre, totalmente desqualificada, é que tanto o portão Tannhäuser quanto os feixes C são dispositivos narrativos que emprestam uma sensação de grandeza às suas experiências. O que quer que sejam, são obviamente importantes, senão não seriam nomeados para uma ópera de Wagner ou brilhantes no escuro. Como coisas grandiosas, suas memórias representam parte do que Batty considera suas contribuições ao mundo, e através disso, sua função é comparar uma das eternas questões do porquê - nós - nós - com o que acontece quando uma máquina esgota suas baterias.
Estes são meus 2 centavos, I'não sou crítico de cinema nem nada, mas obrigado por perguntar de qualquer forma.