Qual foi a estratégia da Google para entrar no mercado de telemóveis?
A questão pode ser dividida em duas partes:
a) Porque é que o Google entrou no mercado de software de telemóveis com o Android OS?
b) Porque é que o Google entrou no mercado de dispositivos de telemóveis (hardware)?
Google entrou no mercado ou pelo menos mostrou claras intenções de o fazer já em 2005 com a aquisição da Android inc. Isto em si foi um visionário ou pelo menos um indicador de como os especialistas da indústria estavam certos de que a próxima vaga seria no celular. Lembre-se que Nokia e BlackBerry eram os jogadores mais fortes neste mercado no momento e havia muito pouco para indicar que eles iriam perecer da maneira que pereceram.
Google'a missão principal da Nokia é coletar e organizar as informações do mundo'e ainda mais torná-las acessíveis ao mundo em geral da maneira mais conveniente possível. O Google já estava matando com a primeira parte, mas neste ponto o próximo desafio era claro. Como você se conecta à próxima grande onda de internautas que vão se conectar à internet usando dispositivos móveis como telefones celulares, tablets, etc.
Existiram duas abordagens possíveis:
a) Criar produtos para as plataformas móveis existentes, deixar o desenvolvimento do SO e o desenvolvimento do eco-sistema para os operadores estabelecidos.
b) Ou ser a empresa que cria todo o eco-sistema e o possui.
a) é como possuir um time de futebol enquanto b) é mais como criar o esporte em si mesmo. Com essa analogia e uma cultura de empresa que acredita em fotos da lua, é bastante evidente porque o google não confiaria em outros para fazer as regras. Criar todo o ecossistema, o sistema operacional, desenvolver sdks, jogar loja e convencer os fabricantes de hardware a usar seu sistema operacional sobre os outros dá ao google uma posição de comando e um tubo conveniente para empurrá-lo's serviços em dispositivos móveis.
A mudança para o mercado de software enquadra-se claramente na visão da empresa's e acabou por criar novas oportunidades e mercados para o google.
A segunda questão é Porque é que o google entrou no mercado de hardware para telemóveis?
Duas razões:
a) O sistema operativo Android foi lançado para os fabricantes de telemóveis que desenvolveram o seu próprio sabor. Compare isso com o iPhone da Apple' onde toda a pilha é propriedade de uma única empresa. Para mostrar o verdadeiro poder do SO andróide, o google sentiu a necessidade de criar modelos emblemáticos onde ele tem uma participação muito maior no produto em geral. Foi assim que surgiu o Google Nexus. Até hoje, os produtos Google Nexus tendem a estar na faixa de preço média a alta gama.
b) Era claro que a Apple nunca produziria produtos para o enorme mercado <$200. E esta é claramente uma enorme oportunidade, já que os próximos bilhões de usuários de internet se juntam aos países em desenvolvimento, onde o poder de compra é muito menor. Para atender a essa categoria de consumidores, o sistema operacional precisaria se sair bem mesmo em aparelhos de baixo custo, o que é um problema mais difícil de resolver do que fazê-lo funcionar em um aparelho. Para isso, o Google adquiriu a Motorola para produzir telefones andróides baratos que não comprometem a qualidade do produto.
Artigos semelhantes
- Qual é a estratégia de mercado por trás do lançamento do OnePlus Nord como um telefone de médio alcance?
- É demasiado tarde para entrar no mercado do comércio electrónico?
- Quando é que o Jio phone 2 vai entrar no mercado?
- Qual é o melhor rastreador de fitness (smartwatch) atualmente no mercado, com tantos vestíveis disponíveis no mercado hoje em dia?