Por que já não se fazem filmes e séries de televisão americanos sobre cowboys e índios?
Como historiador do cinema ocidental, e autor sobre o assunto, aqui está o que encontrei ao entrevistar atores que estavam trabalhando durante o auge do cinema e da televisão ocidental. Em 1959 havia nada menos que 26 episódios de westerns na televisão. Esses foram compartilhados entre ABC, CBS e NBC.Até 1968, as redes começaram a perder o interesse pelos westerns devido aos protestos contra a Guerra do Vietnã e, mais importante ainda, aos assassinatos do Dr. Martin Luther King, Jr. e Robert Kennedy. Os westerns não perderam popularidade com seus telespectadores, mas as redes ficaram nervosas e decidiram cancelar qualquer coisa que pudesse ser culpada pela violência nas ruas.
High Chaparral foi um excelente exemplo. Na sua 4ª temporada, 1970 -'71, havia apenas 18 episódios filmados quando a média era de cerca de 30 por temporada. Esta foi uma série ocidental extremamente dura, mas muito popular. Never-the-less, a NBC mandou dizer aos produtores que eles precisavam diminuir a violência. "Certifique-se de que se alguém for filmado em câmera é apenas uma ferida", foi a ordem. Uma quinta temporada foi anunciada e novos personagens foram introduzidos na quarta temporada. Os roteiros estavam sendo preparados, os contratos prontos para assinar, mas o programa foi cancelado. O High Chaparral tinha perdido o seu fôlego ao ser forçado a apresentar mais drama social e menos do que o seu público queria. Eles se tornaram Bonanza no deserto.
Surprendly Gunsmoke, o mais popular e mais antigo western de todos os tempos, 1955 - 1975, tinha sido cancelado em 1967, no auge de sua popularidade. Enquanto jantava há alguns anos com o ex-escritor chefe do programa, Paul Savage, ele me disse que Gunsmoke era o programa favorito de Babe Paley; Babe era a esposa do presidente da CBS, William Paley. "Quando Babe soube que o seu programa favorito tinha sido cancelado, passou-se." O Paul disse-me. Para que o Gunsmoke fosse colocado de volta na programação, por ordem de Paley, eles tiveram que arranjar 30 minutos para o espectáculo de uma hora para caber de volta no seu horário. Um dos seus espectáculos de meia hora de regresso teve de ser sacrificado e foi o fim de Gilligan's Island.
A questão dos Nativos Americanos é um assunto completamente diferente, e o F Troop definitivamente não está prestes a ser refeito. Um olhar sobre muitos programas de televisão e filmes de 50 e 60 anos atrás são bastante auto-explicativos sobre o porquê de não haver mais desses programas sendo feitos.
Artigos semelhantes
- Todos os índios do Norte são de pele clara, e todos os índios do Sul são de pele escura (não se pretende racismo)?
- Por que alguns índios são obcecados por programas de TV americanos?
- Alguma equipa da NFL recebe mais ódio do que os Cowboys?
- Por que os americanos toleram a televisão que é dominada por comerciais?