Casa > P > Por Que A Hp, A Lenovo E Os Laptops Dell Ainda São Fabricados Na China?

Por que a HP, a Lenovo e os laptops Dell ainda são fabricados na China?

Durante anos, as grandes marcas de computadores fabricaram os seus próprios computadores, desde a sopa até às nozes. Estes foram chamados OEMs ("fabricantes de equipamento original").

Nos últimos anos, a maioria das marcas de computadores portáteis que você conhece - HP, Lenovo, Dell, Apple, Fujitsu, Toshiba, Acer, Asus e todos os outros que você pode pensar - não fabricam mais os seus próprios equipamentos. Eles contam com ODMs ("fabricantes de design original") para criar uma versão barebone do seu produto para eles. Assim que o ODM constrói o produto, a marca compra-o e adiciona os seus próprios sinos e apitos.

A grande maioria dos ODMs são empresas de Taiwan. Você já deve ter ouvido falar de algumas delas - Compal, Quanta, Wistron, Foxconn, e assim por diante.

Estas empresas taiwanesas, num movimento que pode ser descrito como tolo e ignorante na melhor das hipóteses, decidiram deitar biliões de dólares na construção de instalações fabris na China continental, a fim de explorar os custos de produção baratos da China - custos que se pode argumentar serem ridiculamente baixos devido a condições de trabalho duras (ou mesmo escravas), protecções ambientais laxistas, e um governo suficientemente inteligente para entender que manter uma base industrial forte é uma chave para a segurança nacional - e subsidiar empresas para que elas possam ganhar ofertas para eventualmente monopolizar setores industriais inteiros (infelizmente, executivos de corporações nos Estados Unidos e Europa estão focados apenas em seus lucros e seus bônus anuais e preço de ações, e nem eles nem seus governos podem compreender os danos que estão fazendo à sua segurança nacional ao terceirizar tanta produção para a China comunista).

E é por isso que você vê "Made in China" em seus laptops. Na verdade é feito por uma linha de montagem na China, que trabalha para uma empresa em Taiwan, que vende para uma marca nos Estados Unidos (no caso da HP e Dell) ou na China (no caso da Lenovo, graças à venda da IBM).

Por que foi essa tolice e ignorância? Qualquer pessoa conhece a história da China e Taiwan sabe que a China pretende "unificar" Taiwan um dia. Em vez de tomar sua base industrial pela força militar, as empresas taiwanesas (auxiliadas por suas contrapartes americanas) estão dando tudo de si no "sistema de honra" de que a China não vai roubar sua propriedade intelectual ou não vai apenas tomá-la pela força um dia. Esquecem que o Partido Comunista Chinês pode traçar uma linha direta de volta ao Grande Salto em Frente que matou 65 milhões dos seus próprios cidadãos e à Revolução Cultural onde milhões de líderes acadêmicos e religiosos foram presos ou torturados porque ameaçaram o partido. E nem olhe para a história antiga - veja o que está acontecendo com os Uighurs hoje. Lá se vai a honra.

As tarifas que os EUA colocaram sobre a China em 2019 estão realmente tendo seu efeito pretendido - você pode ver a manufatura começando a se mover para economias emergentes como Índia, Indonésia, Vietnã, Filipinas, Malásia e Tailândia. Uma base de produção diversificada é boa para todos - faz com que os países concorram entre si sem vantagens injustas, assegura que o poder de produção não esteja concentrado num país (especialmente um com uma história de totalitarismo).

Você pode ajudar verificando o rótulo e recompensando as marcas que diversificam a sua cadeia de fornecimento. E você pode votar em políticos que não estão no bolso de trás do Partido Comunista Chinês (e há muitos deles, tanto à direita como à esquerda).

De Sink Roggenbaum

Como classificar meu aplicativo na Play Store rapidamente :: O Samsung Galaxy Fold é um fracasso?