Qual é a estratégia de "deriva continental" no jogo de tabuleiro Risco? Por que ela é tão eficaz?
The 'continental drift' estratégia em risco é uma tática avançada para a versão multi-jogador (pelo menos 3 jogadores) do jogo. A configuração típica para a estratégia é quando há dois jogadores opostos, digamos Alice e Bob, cada um controla um continente, e Alice inicia um ataque a Bob ao longo de uma das fronteiras continentais. Em vez de contra-atacar, na teoria da deriva continental, Bob desocupa imediatamente o seu continente e ''drifts'' para outro continente.
Isso pode parecer pura covardia, mas uma das idéias da teoria é o reconhecimento de que se envolver em uma guerra de atrito geralmente levará à destruição tanto de Alice quanto de Bob através de outro jogador. O continente preferido para se deslocar é a Ásia, pois é quase impossível segurar a Ásia num jogo multiplayer (se um jogador segurar a Ásia, o domínio do mundo está normalmente próximo).
O jogador à deriva consolida então o seu exército num território e passa turnos sucessivos atacando apenas um país (para ganhar cartas). Mesmo um exército que tenha sido severamente dizimado por Alice'o ataque inicial de Alice&apos pode lentamente reconstruir-se, uma vez que não será vantajoso para outro jogador'a vantagem de Alice&apos atacar um exército razoavelmente grande que está apenas pendurado em Irkutsk, Kamchatka ou Yakutsk. Depois de várias voltas, o jogador terá um exército massivo e haverá várias opções militares na mesa. Por exemplo, muitas vezes será possível ''drift'' de volta ao continente original depois de dois jogadores imprudentes se terem envolvido numa guerra de atrito.
A estratégia de drift continental foi inventada pelo lendário jogador de risco 'Frisky' durante os primeiros dias do The Online Boardgame of World Domination. Foi usado com tal efeito, que foi roubado e implementado por jogadores rivais 'knavely' e 'shashi'. Estes jogadores usaram a táctica com um efeito tão grande, que foram falsamente acusados de conluio e subsequentemente banidos.