Como é que os destruidores evitam os mísseis?
Este é o "jogo do gato e do rato" de hoje que está mudando constantemente com novas armas e contramedidas.
Em resumo; isto é sobre ocultação, movimento, furto, sedução e poder de fogo.
Para disparar com sucesso um míssil e atingir um navio você precisa saber aproximadamente onde o alvo pretendido, o navio inimigo, está localizado.
Não é suficiente saber que o alvo está "em algum lugar no Oceano Pacífico Sul", pois a área é muito grande para um engajamento bem sucedido.
Se você puder interromper a cadeia de informação, ou seja, satélites de coleta de informações, aviões de vigilância, submarinos de vadiagem e outras embarcações, não importa se você tem um míssil anti-navio super-duper longa distância, pois você pode apontar o alvo com precisão suficiente, nem os mísseis balísticos são bons se eles não conseguirem encontrar o alvo e um míssil de localização por radar avançado não pode sondar um oceano inteiro.
Lembrar que os navios também têm um sistema de mísseis antiaéreos bastante capaz e é apoiado pelos recursos ASAT (anti-satellite), o que dificulta o sombreamento de perto.
Um submarino tentando encontrar alvos muitas vezes só pode dar direção, mas nem sempre a distância, pois o som viaja de forma diferente sob a água, devido às camadas térmicas e outros fatores.
Se um navio se move constantemente também torna difícil, pois há sempre um atraso de tempo entre a comunicação da posição e quando o míssil dispara contra o destruidor (ou qualquer navio) e chega ao alvo, e essa diferença é muitas vezes tudo o que é preciso para arruinar a solução de mira do míssil.
Saúde é importante, pois isso ajuda o navio a não ser detectado e se for detectado, a mira também é mais difícil.
Então; se tudo isto falhar e houver realmente um míssil ou vários mísseis apontando para a sua nave; você tem algumas outras opções; uma é tentar abater os mísseis com sistemas de mísseis anti-mísseis ou sistemas de armas anti-mísseis fechados como o CIWS Goalkeeper ou comparável.
Você também poderia tentar "seduzir" o míssil por algum tipo de palha, folha de alumínio, ou realmente fios de fibra revestidos com material refletor de radar, ou sistemas mais avançados como os sistemas BAE Nulka.
Existe uma infinidade de diferentes sistemas anti-mísseis projetados para proteger os destruidores e outras naves.
Então: Mantenha a sua localização escondida e estará bastante seguro, mas se a ocultação falhar; atraia-os ou martele-os!
Artigos semelhantes
- Os mísseis têm outros sistemas de navegação diferentes do GPS?
- Como é que a mint.com e sites semelhantes evitam armazenar palavras-passe em texto simples?
- Como é que os actores evitam apaixonar-se pelos seus parceiros no ecrã?
- Por que você acha que algumas pessoas evitam aprender a usar corretamente os estilos do Microsoft Word?