Como pode um alternador de carro ser utilizado para gerar eletricidade?
Há alguns anos atrás comprei um sedan Cruiser Cliff Richardson 1953 com um motor Chrysler M47. Funcionava com um sistema de 6 volts, + terra. Rapidamente percebi que precisávamos de um bom suprimento de 12V para ventiladores e refrigeração, assim como luzes da cabine e um rádio no barco 30′.O meu mentor no estaleiro sugeriu que eu pendurasse uma correia de ventilador na extremidade do motor. Uma de um Ford Mustang caberia, e eu deveria juntá-la a um alternador Delco de um Chev. Este modelo produzia 40 amperes de 12 volts e tinha um regulador de voltagem interno. Depois só teria de fornecer uma corrente inicial e resistência para accionar o alternador. Fiz passar um par de fios pesados do alternador para o traço onde adicionei um interruptor basculante e uma resistência de lastro Chrysler.
Quando o motor arrancava a 6 volts, nada acontecia com o alternador. Quando ligava e desligava o interruptor, no entanto, o alternador cortava e fornecia potência fiável até à próxima vez que eu precisasse de o accionar com o interruptor.
O alternador ficava pendurado perto do motor a partir de madeiras de carvalho no barco, com um sistema de regulação de outro modo normal. Ele alimentou de forma fiável um par de baterias de 12V durante os 25 anos em que fizemos funcionar o barco.
Editar: Devo também mencionar que vi este mesmo alternador utilizado num filme sobre os construtores de celeiros Amish. Eles carregaram suas ferramentas sem fio com um pequeno motor a gás que aciona um alternador através de uma correia de ventilador, novamente com uma resistência de lastro em um interruptor para acionar a corrente.