Quais são alguns exemplos de "vender pás em uma corrida do ouro"?
Question: "Quais são alguns exemplos de 'vender pás numa corrida ao ouro'?"
A afirmação não é apócrifa. Homens sensatos realmente fizeram isso e fizeram fortunas. O meu avô fez exactamente isso.
No final do século 19, houve um boom mineiro na África do Sul. Meu avô, que quando jovem era aventureiro e tinha acesso ao capital, decidiu ir para a África do Sul. No entanto, ele argumentou que apenas uma pequena fracção dos homens que lá iam iria descobrir ouro ou diamantes. A maioria sairia mais pobre do que quando fossem.
No entanto, ele sabia que cada um desses milhares de homens precisaria de botas, picaretas, pás e explosivos. Ele, portanto, investiu seu capital naquelas coisas e entrou no negócio como mercador que abastecia o comércio mineiro. O negócio foi muito bem sucedido.
A partir daquela súbita descoberta da riqueza subterrânea atraiu os britânicos e iniciou a Guerra da Boer. E o meu avô, adoentado pelos campos de concentração britânicos e pela forma como os britânicos tratavam as mulheres e as crianças naqueles campos (As taxas de mortalidade eram terríveis.), encontrou uma segunda carreira como guerrilheiro a fazer explodir comboios ferroviários. Mas essa é outra história.
Um exemplo clássico do modelo de negócio "vender pás" é a decisão de Levi Strauss de vender calças de trabalho em lona aos homens durante a corrida do ouro na Califórnia. Os mineiros estão apostando de forma desequilibrada que eles vão ficar ricos...um modelo de negócio que tem uma baixa probabilidade de sucesso mas uma alta recompensa se for bem sucedido. Os fornecedores desses mineiros estão ganhando dinheiro fornecendo necessidades a um grande número de homens...um modelo de negócio que tem uma probabilidade muito alta de ser lucrativo (Os mineiros têm que comprar ferramentas e suprimentos e pagar ao comerciante antes mesmo de começar o seu empreendimento...) combinado com um lucro moderado mas seguro em muitas transações feitas por muitos homens. O negócio do comerciante não depende de ninguém encontrar ouro ou diamantes, mas é impulsionado por uma oferta de clientes que sonham que eles podem.