Como é que os sites de streaming de vídeo obtêm o seu conteúdo?
Como funciona o Licenciamento de Conteúdo?
Então, como os sites de demanda de vídeo obtêm conteúdo? No que diz respeito ao VOD, o licenciamento envolve duas partes: você (a emissora) e o provedor de conteúdo. O acordo de que você giz para fora lhe dará essencialmente permissão para transmitir o filme, programa de TV, ou documentário do proprietário do conteúdo na sua plataforma. Será legalmente vinculativo, e os seus termos poderão mudar a cada renovação, à medida que a sua relação com o fornecedor de conteúdo evolui.
Como a Netflix dominou isto?
A Netflix definiu um dos melhores exemplos em mineração de dados e análise para a aquisição de conteúdo. Tem uma miríade de rastreadores no local para avaliar o comportamento de um usuário. Se você estiver assistindo Fuller House, por exemplo, a Netflix pode colocar um dedo no número de episódios que você assistiu, onde no último episódio você pausou e quanto tempo levou para passar para o próximo episódio. Ao traçar tendências comportamentais entre os usuários, eles medem o envolvimento geral e usam esses dados para ajudá-los a decidir se devem renovar um programa para uma nova temporada, investir em um programa novinho em folha que seja construído para um segmento similar, ou se afastar totalmente do segmento do usuário.
Seu modelo de monetização pode não ser uma réplica do modelo do Netflix. Talvez você planeje cobrar dos clientes por oferta ou fornecer pacotes com ofertas variadas em cada um. Se o seu modelo de receitas está inclinado para uma proposta à la carte, faria mais sentido entrar num negócio de partilha de receitas com um fornecedor de conteúdos. Por outro lado, se você está pensando em oferecer pacotes padrão como o Netflix, uma taxa de licença fixa poderia funcionar bem. Aqui estão três tipos de acordos de licenciamento de conteúdo que você poderia considerar:
1. Taxa Fixa de Licença: Aqui, você, como um radiodifusor, paga uma quantia fixa por uma posse e geografia acordadas. O sucesso do conteúdo é irrelevante para o provedor de conteúdo, e cabe a você recuperar o investimento através de vendas.
2. Revenue Share: Neste caso, você e o proprietário do conteúdo dividem uma porcentagem da receita recebida pelas vendas de conteúdo em sua plataforma.
3. Garantia mínima com Revenue Share: Isto é como um modelo de Revenue Share, mas você, como um radiodifusor, deve prometer pagar uma taxa mínima aos proprietários do conteúdo antes mesmo que a receita comece a entrar. Se a sua plataforma exceder uma expectativa pré-determinada, você paga o excesso de dinheiro arrecadado ao proprietário do conteúdo. Este modelo é extremamente popular.
Artigos semelhantes
- Como as plataformas de streaming como Prime Video e Netflix obtêm os direitos de streaming de um filme? Eles fazem ofertas com o produtor?
- Qual API de streaming de vídeo em tempo real é melhor para o desenvolvimento de streaming de vídeo Android (RTMP Streaming)?
- Se você atualmente assina mais de um serviço de streaming para assistir ao conteúdo de vídeo, quais serviços de streaming você usa, e por quê?
- De onde o KODI obtém o seu conteúdo?