Qual é a diferença entre um router e um extensor WiFi?
Um extensor Wi-Fi é um repetidor. Ele escuta os sinais wi-fi, espera que o canal fique claro e os retransmite no mesmo canal. A utilização destes dispositivos NÃO é RECOMENDADADA. Eles irão, na melhor das hipóteses, cortar o seu desempenho wireless pela metade para cada um que você tem na rede. Na pior das hipóteses, eles tornarão sua rede wireless inutilizável.Muitos dispositivos de consumo têm um ponto de acesso wireless, um switch ethernet e um roteador, todos embutidos na mesma caixa, mesmo que estes sejam dispositivos separados que cumprem um papel diferente na rede.
Um roteador é um dispositivo de rede camada 3 para rotear pacotes TCP/IP de uma rede IP para outra. Em um ambiente de consumo, isso normalmente significa rotear o tráfego IP da rede local (LAN) que entra no roteador através da porta LAN (normalmente conectada a um switch Ethernet) para a rede de área ampla (WAN) fornecida pelo seu provedor. Isto normalmente envolve a Tradução de Endereço de Rede para ir entre o seu espaço de endereço privado RFC1918 (que é não-roteável na Internet) e o endereço IP fornecido a você pelo provedor de acesso. Em ambientes comerciais/empresariais, os roteadores são consideravelmente mais complexos - mas seu trabalho é conectar várias redes de camada 3 umas às outras.
Um switch é um dispositivo de rede de camada 2 para conectar vários dispositivos ethernet uns aos outros em uma rede local.
Um ponto de acesso conecta vários dispositivos Wi-Fi dentro do alcance (normalmente algumas dezenas de metros) à rede local.
Desde que você esteja perguntando sobre extensores, presumo que você esteja tendo problemas de cobertura e espero estender essa cobertura. Não use um extensor para isso (pelas razões mencionadas acima). Isto não é incomum, pois as casas (especialmente nos EUA) tornam-se cada vez maiores. Em estruturas europeias mais antigas, está muitas vezes relacionado com paredes de pedra espessas. O que você precisa são pontos de acesso adicionais em sua LAN. No mercado de consumo, existem muitos sistemas anunciados como "mesh", geralmente com um router e três pontos de acesso.
Para ser claro, uma rede com múltiplos pontos de acesso não é um mesh. Malha refere-se à conexão de um ou mais pontos de acesso à LAN através de um canal wireless dedicado através de outro. Isto ainda tem alguns desafios de desempenho porque o link é sem fio, mas é uma grande melhoria em relação aos extensores. Sempre que possível, você deve conectar pontos de acesso adicionais à LAN através de um cabo ethernet. Isto será mais confiável, mais seguro e terá um melhor desempenho. Meshing só deve ser usado quando for fisicamente impossível conectar um AP remoto através de um cabo ethernet e o AP estiver dentro de um bom alcance de outro AP. Cada AP na rede com múltiplos pontos de acesso irá operar num canal separado, e os clientes irão roam de um para outro.
Se estender a sua rede apenas adicionando routers de consumo adicionais, irá acabar com múltiplas redes IP, e os seus dispositivos clientes irão normalmente ficar confusos quando saltam de uma rede para outra.
Artigos semelhantes
- Como é que um dispositivo sem fios alterna automaticamente entre um router sem fios e um extensor WiFi com o mesmo SSID que o router?
- Posso usar um router TP-Link como um extensor WiFi?
- Posso ligar um extensor de alcance ao meu router através de um cabo ethernet?
- Eu redefini o meu router agora o meu router WiFi que não consegue ligar. Porquê?