Casa > Q > Que Roupa Usavam Eles Em Pompeia?

Que roupa usavam eles em Pompeia?

O povo de Pompeia usava a mesma roupa que as outras pessoas que viviam dentro da península italiana na altura. O vestuário era muito influenciado pela classe, e claro, pelo género.

A toga é a mais famosa roupa romana que precisava de ser cegamente branca e só podia ser usada por cidadãos do sexo masculino. Só podia ser usada em ocasiões oficiais ou importantes, com cerca de 6 metros de comprimento e bastante pesada. Para a vida diária e o trabalho, os homens usavam uma túnica de comprimento de joelho com cinto, embora a qualidade e o custo do tecido variasse muito de acordo com a classe e a riqueza. Os rapazes tendiam a usar as mesmas túnicas que os seus pais e podiam assumir a toga virilis quando atingissem a virilidade oficial aos 13-15 anos de idade. Sabia-se que os libertos ricos usavam roupas elaboradas usando tecidos caros para indicar seu status, mas não podiam usar uma toga.

Escravos e cidadãos pobres (geralmente os Plebs*) usavam mais túnicas sem forma de tecidos grosseiros e muitas vezes sem cinto. (* Nota: muitos Plebs eram ricos e pertenciam à classe Senatorial.)

Os tipos mais comuns de tecidos eram lã e linho, fiados em casa pelas mulheres da família. O linho tornou-se cada vez mais comum à medida que o império começou a expandir-se durante a república e a seda e o algodão foram importados da China para os ricos.

As mulheres usavam uma longa túnica sobre a qual usavam uma estola, uma peça de vestuário de fluxo livre usada sobre a túnica. Sobre isso, as mulheres altamente respeitáveis usavam uma palla, um longo pedaço de tecido que podia ser drapeado decorativamente ou usado como um xaile fora de casa com uma dobra que proporcionava uma cobertura de cabeça. A estola e a paleta eram símbolos de respeitabilidade. As mulheres usavam broches chamados fibulae para prender a roupa de lado ou nos ombros.

O calçado mais comum eram sandálias ou botas de couro, embora fossem usados chinelos macios em casa. Os tamancos de madeira eram normalmente usados pelas pessoas do campo e pelos escravos. As jóias elaboradas eram usadas pelos ricos. A roupa em si não variava muito, mas a moda na cor, penteados e jóias influenciavam o que as mulheres vestiam. Os modismos no penteado e barba ocorriam para os homens. Roupas muito específicas eram usadas por soldados, padres e sacerdotisas.

Para aqueles que podiam pagar, as roupas eram limpas na fábrica onde a urina era usada como lixívia. As roupas, especialmente as longas togas, eram secas sobre armações. As tinturas eram muito usadas embora houvesse algumas restrições quanto às cores usadas, por exemplo, apenas os senadores podiam ter uma faixa roxa nas suas togas que vinha da tinta de um marisco chamado murex. A maioria dos outros corantes eram à base de plantas, excepto o açafrão que produzia uma cor laranja amarelada usada por certos padres e noivas romanas.

Há um enorme corpo de provas de que a roupa descrita acima foi usada pelo povo de Pompeia - de facto, algumas das nossas informações sobre a roupa romana provêm dos restos de Pompeia e Herculano. Afrescos vívidos de casas como a Vila dos Mistérios e a Casa do Vetii mostram claramente a roupa, calçado e outros adornos usados pelo povo. As estátuas fornecem provas semelhantes do traje formal da classe alta. No entanto, podemos assumir que as pessoas foram pintadas ou esculpidas no seu melhor traje - o mesmo que quando temos as nossas fotos formais tiradas hoje.

Você provavelmente está se perguntando sobre roupa íntima! Sabemos que pelo menos algumas vezes os homens usavam um tipo de tecido de lombo - afrescos de homens exercitando neles são a nossa principal evidência. Também temos lindos afrescos de uma casa escavada na Sicília - a Villa del Casale - que mostra mulheres exercitando-se no que descreveríamos como biquíni.

De Dressler Besson

Porque é que a clonagem humana é considerada antiética? :: Por que não há desabrigados na Suíça? Ou ninguém está a mendigar nas ruas?