Uma VPN é o mesmo que uma Firewall?
Não. Mas uma VPN é frequentemente usada para passar por um firewall.
Um firewall é um conjunto de regras, essencialmente, que define que tipo de tráfego é aceite. Por exemplo, em servidores web é comum permitir apenas tráfego nas portas TCP 22, 80 e 443, nomeadamente SSH, HTTP e HTTPS. Se um banco de dados MySQL estiver rodando no servidor, ele só pode ser alcançado de fora do servidor, se a porta 3306 estiver aberta e assim por diante. Um firewall também pode limitar o acesso, baseado em endereços IP. Por exemplo, que um servidor de base de dados só pode obter conexões do servidor web e ninguém mais.
A VPN é uma "Rede Privada Virtual". É usada principalmente em empresas onde você tem vários locais ao redor do mundo. Seja para regiões de conexão diferentes para telecomunicação. Assim, quando me ligo a um servidor VPN a partir do meu computador, então torno-me parte da rede virtual. Eu obtenho um endereço IP local e posso acessar recursos internos. Ele cria um túnel temporário encriptado entre a minha secretária em casa, e uma rede nos EUA, por exemplo.
>p>algumas configurações VPN tornam-no parte da rede, de tal forma que toda a sua ligação à Internet é reencaminhada através desse túnel. E algumas apenas o tornam capaz de se ligar a servidores internos, mas qualquer coisa que não tenha um endereço interno, passará pela sua ligação normal à Internet.Artigos semelhantes
- O que é uma VPN e porque é que precisamos de uma VPN? Qual é o requisito para criar uma VPN?
- O que é uma VPN? O que faz uma VPN? Porque é que as pessoas usam VPN?
- Porque é que o Linux não precisa de um firewall por defeito, como o Windows precisa?
- Como desligar um firewall do Windows sem direitos de administrador