Porque achas que a publicidade dirigida às crianças é tão má?
Não posso dizer muito sobre outros países, mas tenho experiência nesse assunto tanto no Brasil como na Alemanha.No que diz respeito à publicidade online, é proibido recolher dados sobre utilizadores com menos de 18 anos, por isso não se pode visar activamente as crianças online, mas é claro que se pode colocar anúncios em sites e plataformas utilizados por crianças. Na TV sempre há um programa infantil cheio de desenhos animados correndo em algum lugar, então esse é o lugar óbvio para ir anunciar por exemplo brinquedos.
Não acho ruim mostrar um produto infantil feito para eles, mas já vi casos em que o anúncio foi para o lado errado, aqui um exemplo do Brasil:
- Xuxa Doll
As meninas estão segurando bonecas normais (regular = não Xuxa Doll) e parecendo entediadas como o inferno. Então uma locução sugere "você deveria pedir a sua mãe e seu pai por uma boneca Xuxa". As meninas concordam e imediatamente começam a destruir as bonecas normais (tesoura, mixer, martelo, dar para o cachorro... você tem a idéia). No final as garotas estão segurando as bonecas destruídas e olhando com olhos de cachorrinho para a câmera quando a voz sobre "mamãe, papai, pegue sua filha uma boneca Xuxa da próxima vez"
Caso você esteja se perguntando, algumas (não sei dizer quantas, mas até mesmo um único caso seria mais do que suficiente) garotas realmente começaram a destruir suas bonecas e até mesmo a usar ferramentas perigosas para fazê-lo, apenas para que pudessem pedir aos pais uma boneca Xuxa novinha em folha.
O pior ainda está por vir. O anúncio foi banido e o rumor era que a boneca teria que ser retirada do mercado, o que causou um caos enquanto os pais tentavam conseguir uma boneca antes que ela desaparecesse para sempre.
Este anúncio incitou as crianças a destruir brinquedos e causou um estresse real para os pais. Talvez seja uma exceção global, mas quando visamos crianças nós (anunciantes) devemos agir de forma realmente responsável.
Eu tenho clientes que produzem brinquedos e na maioria dos casos visamos os pais (eles decidem no final e são capazes de entender argumentos pedagógicos e baseados na qualidade). E sendo também um pai, eu seria extra cuidadoso ao criar algo destinado diretamente às crianças.
Artigos semelhantes
- É verdade que Hollywood é dirigida por judeus?
- Antigamente, as crianças jogavam muito, mas hoje em dia as crianças passam mais tempo no telemóvel e nos portáteis. Porquê?
- Quais jogos de RPG famosos são adequados para crianças (crianças menores de 12 anos)?
- Porque é que os sites têm tantos pop-ups de publicidade?