Casa > P > Porque É Que Todas As Casas Na Holanda São Iguais?

Porque é que todas as casas na Holanda são iguais?

É verdade que tendemos a construir casas de acordo com uma certa planta, mas acho que as casas não parecem todas iguais. O que acontece é que em qualquer área, as casas tendem a parecer-se umas com as outras, mas muitas vezes só é preciso conduzir até outra parte da cidade para ver um conjunto de casas com um aspecto completamente diferente (embora todas com o mesmo design geral). Uma vez dentro, eu concordo, elas tendem a parecer muito parecidas novamente. Acho que é só o holandês ser prático.

Temos uma tendência para construir de uma forma estandardizada, a fim de fornecer casas de alta qualidade para o maior número de pessoas possível. As casas holandesas são - em média - muito bem construídas, mas para construir de forma eficiente estão a usar muitos componentes pré-fabricados produzidos em massa. É mais barato construir a mesma coisa repetidamente. Além disso, para manter essa qualidade, talvez tenhamos exagerado um pouco com os regulamentos. Normalmente posso entrar numa casa holandesa pela primeira vez e saberei imediatamente onde se encontram todas as tomadas eléctricas (um pouco fora do chão, ao longo das longas paredes, perto do canto). Muitas destas regulamentações foram relaxadas nas últimas décadas, mas na verdade costumava limitar o que se podia fazer uma casa parecer.

Após a segunda guerra mundial, a reconstrução exigiu a construção de um grande número de casas, e o design criativo levou um banco de trás. Em algum momento, eu acho que no início dos anos 70, eles se atiraram ao design 'doorzonwoning'. A palavra literalmente significa "sol através da casa". A disposição interna era sempre a mesma: uma porta da frente leva a um pequeno corredor. À esquerda ou à direita, nesse corredor, haverá um banheiro. O corredor leva a uma sala de estar principal com grandes janelas com vista para o jardim dos fundos, que na maioria das vezes estará virado para sul para maximizar a luz do sol que entra. Se estiver de pé com as grandes janelas para o jardim atrás de si, verá o corredor por onde entrou e uma área de cozinha como parte da grande sala, ou uma cozinha separada atrás de uma porta. A cozinha termina na parte da frente da casa, paralela ao corredor. Do corredor você pode subir até o chão com os quartos e o banheiro individual, que normalmente tem um segundo banheiro. Depois há um sótão com o sistema de aquecimento e algum espaço de armazenamento.

Em algum momento nos anos 80 ou 90, mais liberdades começaram a ser tomadas com este design básico, mas as pessoas realmente gostaram do 'doorzonwoning', por isso tendem a ficar com isso muitas vezes - é o que as pessoas aparentemente querem. Então é verdade que na Holanda, quando se visita alguém pela primeira vez, raramente se tem de perguntar onde fica a casa de banho. Você sabe que você passou quando entrou na casa.

O que eu acho engraçado sobre casas holandesas (e tenho certeza que isso se aplica a outros países também) é que quando eu ando de bicicleta por Amsterdã, eu geralmente posso identificar quando um determinado edifício foi colocado dentro de cerca de cinco anos de precisão. Certos detalhes, tipos de materiais utilizados, esquemas de cores estão intimamente associados a alguns anos de construção de casas. As casas dos anos 70 tendiam a ser construídas com tijolos amarelos. Nos anos 90, eles foram para tijolos vermelhos escuros. Os tamanhos das janelas mudaram ao longo dos anos. Elas têm ficado um pouco menores recentemente; talvez isso seja uma consideração de conservação de energia - eu não sei. Talvez seja apenas uma coisa de moda; tendemos a ter janelas maiores do que a média.

Hoje em dia, é muito popular desenhar e construir a sua própria casa. Lotes inteiros são reservados para isso. Essas áreas parecem muito menos 'holandesas', e você vê muitas casas interessantes lá. No entanto, também ouvi dizer que quanto mais extravagantemente estranho for o design original, mais difícil é posteriormente vender a propriedade. Os novos compradores tendem a preferir as casas que basicamente têm o banheiro ao lado da porta da frente, as grandes janelas que se abrem para o jardim para serem da sala de estar, e para terem os quartos e o banheiro no andar de cima. Ocasionalmente, esses 'desenhos originais' resultam de facto numa casa boa e prática. Mas, na maioria das vezes, você está muito consciente de que a casa 'interessante' está cheia de compromissos impraticáveis, projetada com o objetivo de fazer a casa parecer diferente e não tão prática. E os holandeses são, acima de tudo, um povo prático.

De Kuehn Jerone

O Reino Unido é um país mau para se viver em comparação com outros países europeus? :: Como programar tags NFC