Por que a NBA é dominada principalmente por jogadores negros na América?
Vejo aqui muitos dos argumentos falsos e raciais de sempre, por isso sinto-me obrigado a falar mais alto. O sucesso dos homens negros na NBA não tem nada a ver com a genética dos negros especificamente, nem com a cultura do interior das cidades. No final, eu vou destruir essas teorias, e dar uma resposta melhor primeiro. Acredito que a resposta por que a NBA é "dominada" por jogadores negros tem mais a ver com a natureza inclusiva da NBA e do basquete em geral.A NBA foi criada em 1946 e permitiu a entrada de jogadores negros em equipes em 1950. Nessa altura, os jogadores negros já estavam amplamente envolvidos no desporto a nível competitivo desde cerca de 1910, quando a Universidade de Howard criou a sua equipa da equipa da universidade. Compare isto com a formação da NFL em 1920 e sua inclusão de jogadores negros em 1946 ou a formação do MLB em 1869, mas não permitindo jogadores negros até 1947.
Um padrão emerge muito rapidamente:
O MLB negou jogadores negros durante os primeiros 80 anos de sua existência, ou cerca de 4 gerações de jogadores, se assumirmos que os jogadores normalmente não duram mais de 20 anos a nível profissional. O MLB também tem a menor percentagem actual de jogadores negros entre estas três ligas, com 6,7% em 2016.[1]
A NFL foi um pouco mais rápida a integrar-se, desenhando o primeiro jogador negro 26 anos após o início da liga, apenas 1 geração de jogadores desde a sua época inaugural e hoje está muito mais integrada do que o MLB, com jogadores negros a representar cerca de 68% de todos os jogadores em 2016. [2]
A NBA nem sequer se atrasou em relação a toda uma geração de jogadores, permitindo aos jogadores negros apenas 4 anos após a criação da liga, e a sua representação de jogadores negros é actualmente a mais alta dos três, com cerca de 74% em 2015.[3]
Ao negar aos jogadores negros por mais tempo, o MLB permitiu o desenvolvimento de uma cultura não inclusiva e possivelmente uma "identidade branca" em torno da liga, e é preciso tempo para derrubar este tipo de barreiras. Embora todos os três esportes tenham abandonado suas políticas anti-negros após a Segunda Guerra Mundial (como você pode continuar a negar o acesso a homens que lutaram e morreram tão corajosamente quanto seus irmãos brancos de armas?), o MLB naquela época tinha um legado anti-negro significativo a ser superado. Enquanto isso, a NFL e a NBA eram organizações mais jovens, sem uma história tão longa de discriminação. Não é difícil imaginar um atleta negro dotado na década de 1950 preferindo jogar na NBA, que tinha permitido aos jogadores negros a maior parte da sua existência, em vez da MLB com quase um século de práticas de exclusão.
Como para o próprio basquetebol, quase imediatamente após a sua invenção na década de 1890, a YMCA adoptou o desporto como um programa de alcance juvenil em todos os EUA, tendo a YMCA iniciado o seu apoio às comunidades negras em 1853, 8 anos antes do início da Guerra Civil. Assim, desde a sua criação, o basquetebol era um desporto que acolhia e era acessível a todos os jovens, de todas as cores de pele e origens económicas, graças à YMCA, que também acolhia os negros desde os seus primeiros dias.
Agora, os meus contra-argumentos.
Porque não se trata de genética: A noção de que os negros são de alguma forma biologicamente mais adequados à mecânica do desporto é ofensiva para todo o ser humano, não só no sentido teórico, mas por duas razões específicas. Em primeiro lugar, pessoas de todas as cores de pele vêm em todos os tipos de corpo ao redor do mundo. Todos têm que trabalhar duro para se tornarem bons atletas; não há nenhuma ciência difícil para argumentar que os negros são melhores no esporte desde o nascimento. E mesmo se isso fosse verdade, por que então não há mais jogadores negros no MLB, na NHL, no golfe profissional ou no tênis? Porque é que nem todos os desportos têm uma demografia de limpeza negra mais forte?
Segundo, se os jogadores negros são geneticamente superiores nos desportos (ou apenas nas corridas e saltos), levanta-se a questão, de que forma é que os brancos são geneticamente superiores? Duvido que muitos ousassem até tentar responder a essa pergunta e mesmo os mais ardentes racistas teriam dificuldade em defender inteligentemente uma posição nessa discussão. Um atleta dotado pode nascer em qualquer embalagem e em qualquer circunstância. A cor da pele não tem um papel maior na determinação da aptidão desportiva do que a cor dos olhos.
Porque não se trata de um centro de cidades: A maioria dos atletas profissionais em todos os desportos vêm da classe média, dos subúrbios. Essas comunidades oferecem melhor apoio às escolas locais, ligas infantis e outros programas de atletismo organizados. Atletas de baixa condição econômica têm chances marcadamente menores de fazer equipes esportivas profissionais de qualquer tipo porque não têm estruturas comunitárias para desenvolver suas habilidades. Um atleta talentoso pode nascer em qualquer lugar, mas se ele ou ela tiver acesso limitado a bons programas esportivos estruturados, há poucas chances de se tornar um jogador profissional. É claro que há algumas crianças desfavorecidas que se tornam grandes no desporto - e essas são grandes histórias - mas representam excepções raras e afortunadas, e não padrões que podem ser facilmente replicados por outras crianças. Como Peter Keating escreve em seu excelente artigo sobre o histórico de renda e jogadores da NBA, "Economia e família impulsionam ou arrastam um atleta, como em outras profissões"[4] Crescer em um bairro pobre da cidade ou em um pobre parque de trailers é um obstáculo, não um incentivo, para se tornar um atleta profissional.
Bom atletas são raros e grandes atletas ainda mais. Se dermos uma olhada nos "melhores" atletas nos esportes profissionais, encontramos uma longa lista de jogadores que foram convocados em múltiplos esportes[5] porque eles eram dotados com as coisas que todos os esportes exigem: velocidade, resistência, coordenação e força, e esses caras vêm em todas as diferentes cores e muitas formas e tamanhos. O que determina o esporte que esses jogadores talentosos escolhem para construir suas carreiras tem mais a ver com seus sentimentos pessoais sobre o esporte e sobre as organizações que o apóiam. Isto não é diferente da forma como o resto de nós escolhemos os nossos empregos "normais". Desde que cumpramos as exigências do trabalho, nenhum de nós é mais adequado, seja pela genética ou pelo contexto econômico, para trabalhar em um banco, em uma empresa de tecnologia ou no setor governamental. Se temos as habilidades, escolhemos aquele que mais gostamos por outras razões pessoais.
A NBA é "dominada" por jogadores negros porque o basquetebol tem sido um esporte inclusivo desde o início e porque a NBA tem uma história melhor de incluir jogadores negros. Embora o nível geral de inclusão e diversidade da NBA esteja longe de ser perfeito ainda hoje, o basquetebol profissional tem sido historicamente um ambiente mais acolhedor do que qualquer outra liga profissional nos EUA.
>p>Pootnotes[1] Baseball Demographics, 1947-2016[2] NFL Census 2016 - ProFootballLogic[3] Raça e etnia na NBA - Wikipedia[4] The Mag: Importância de um atleta' antecedentes[5] Lista de atletas poliesportivos - WikipediaArtigos semelhantes
- Se os negros são apenas 12% da população dos EUA, como é que 80% da NBA é negra?
- Por que os americanos toleram a televisão que é dominada por comerciais?
- Porque é que as preguiças modernas vivem na América Central e do Sul enquanto os seus antepassados viveram na América do Norte?
- Qual é a superpotência mais dominada?