A pesca como hobby não é ética?
Para a maioria da história, a única sonda a estudar a vida marinha tem sido a pesca. Nos últimos 80 anos, o declínio notado pelos pescadores iniciou esforços conservatórios e ambientais, muitos com resultados positivos. Sem a pesca desportiva, haveria pouca motivação para empreender estes esforços. Muitos dos motivados a agir não seriam vistos como "ambientalistas".Presidente Bush Honrado pela Conservação da Pesca
Outro ângulo, a pesca com anzol é mais ética do que o preenchimento das zonas húmidas para um novo campo de golfe. Não tirar dos campos de golfe existentes quem gere eticamente o seu escoamento.
Eu sou mergulhador, já vi peixes a apanharem presas. O oceano, lagos e lagoas não são Disney. Os animais marinhos preferem reduzir o risco ao caçar presas. Na natureza, a maioria dos peixes é engolida inteira e a digestão começa quando eles estão vivos. Quanto tempo até que o choque e a privação de oxigénio se instalem para privar a sensação. Portanto, na minha opinião, este é o ponto de referência.
Para peixes de superfície, várias respostas explicam porque é que o anzol e a libertação adequados com cuidado para o manuseamento das guelras e das escamas é razoável.
Para qualquer peixe de águas profundas (33′ ou superior) que inclua peixes anzolados a uma profundidade desconhecida, quer seja alguma forma de embolia gasosa ou insuflação da bexiga natatória, o peixe está perdido. Uma tentativa de liberação deste tipo eu poderia considerar questionável embora esteja retornando biomassa para o ambiente.