Quais são os três principais sistemas de amortecimento do corpo e como eles funcionam?

Responda:

Os três principais sistemas tampão de nosso corpo são o sistema tampão de bicarbonato de ácido carbônico, o sistema tampão de fosfato e o sistema tampão de proteína.

Explicação:

O sistema tampão químico do corpo consiste em três tampões individuais, dos quais o tampão de bicarbonato de ácido carbônico é o mais importante.

TAMPÃO DE BICARBONATO DE ÁCIDO CARBÔNICO
A respiração celular produz dióxido de carbono como produto residual. Isso é imediatamente convertido em íon bicarbonato no sangue. Ao atingir os pulmões, é novamente convertido e liberado como dióxido de carbono.
Enquanto no sangue, ele neutraliza os ácidos liberados devido a outros processos metabólicos. No estômago e no deudeno, também neutraliza os ácidos gástricos e estabiliza o pH intra-celular das células epiteliais pelas secreções de íons bicarbonato na mucosa gástrica.

SISTEMA DE TAMPÃO DE FOSFATO
O sistema de tampão fosfato opera nos fluidos internos de todas as células. Consiste em íons di-hidrogênio fosfato como doador de íons hidrogênio (ácido) e íon hidrogênio fosfato como aceitador de íons (base). Se íons adicionais de hidróxido entram no fluido celular, eles são neutralizados pelo íon di-hidrogênio-fosfato. Se íons extras de hidrogênio entram no fluido celular, eles são neutralizados pelo íon hidrogênio fosfato.

SISTEMA TAMPÃO DE PROTEÍNA
O sistema tampão de proteínas ajuda a manter a acidez dentro e ao redor das células. A hemoglobina produz um excelente buffer ligando-se a pequenas quantidades de ácidos no sangue, antes que eles possam alterar o pH do sangue. Outras proteínas contendo o aminoácido histidina também são boas para tamponar.

O principal objetivo de todos esses tampões é manter o pH adequado dentro do sistema do corpo, para que todo o processo bioquímico possa ocorrer.