Qual bioma tem a maior biodiversidade e por quê?
Responda:
A resposta depende de como você define biomas e o que você considera um bioma.
Explicação:
A resposta depende de como você define biomas e o que você considera um bioma.
Por exemplo, alguns dividem os biomas terrestres (taiga, pastagem, floresta temperada, etc.), mas consideram o bioma aquático um tipo de bioma, incluindo oceanos profundos, recifes de coral e zonas entre-marés, como um (veja a imagem abaixo).
Assim, o bioma aquático ou marinho teria a maior diversidade em grande parte devido ao tamanho desse bioma. Usando essa classificação, os biomas aquáticos cobrem uma área imensa e, portanto, um número muito grande de espécies.
No entanto, se olharmos apenas para os biomas terrestres, as florestas tropicais têm as maiores biodiversidade.
Essa enorme diversidade se deve a alguns fatores, alguns dos quais ainda são debatidos. Em geral, a diversidade tende a diminuir à medida que se afasta do equador e em direção aos pólos. As florestas tropicais são encontradas ao redor do equador. Alguns argumentam que um clima uniforme em relação à temperatura é importante para a biodiversidade. Pensa-se também que a quantidade de energia ou produtividade disponível contribua para a diversidade, e as florestas tropicais têm uma grande quantidade de ambas. Assim, esta energia está disponível para as espécies usarem e diversificarem.
Produtividade primária em todo o mundo, com números maiores mostrados em amarelo e vermelho e números mais baixos em roxo e azul escuro.
As florestas tropicais também são um dos biomas mais antigos do planeta. Tendo existido por um longo período de tempo, as espécies tiveram mais tempo para diversificar.
Para ler mais sobre por que as florestas tropicais são tão diversas, confira esta extensa página.