Qual é a diferença entre metamorfose e metamorfose retrogressiva?
Responda:
Metamorfose significa literalmente mudança de forma. Na metamorfose retrogressiva, caracteres avançados de uma forma precoce são perdidos no adulto.
Explicação:
Na biologia, a metamorfose se refere à transformação: uma mudança na aparência, estrutura e função. Isso pode ser a transformação de um animal individual através de diferentes estágios de desenvolvimento, ou seja, do nascimento à maturidade. Mesmo a formação de um espermatozóide móvel a partir de espermatídeos também é um tipo de metamorfose.
A metamorfose é comum no ciclo de vida de insetos e anfíbios. A mudança de forma é frequentemente associada a uma mudança de hábito e habitat. Por exemplo, larvas (= náiade) da mosca-dragão e podem voar são respiratórias aquáticas e branquiais enquanto as moscas respiram e transportam ar.
A metamorfose retrogressiva é um atributo da urocordata, onde uma larva aquática, livre e com notocorda se transforma em um adulto séssil e não-cordado. Esse tipo de metamorfose inclui a perda total de caracteres avançados presentes no estágio larval.
Alguns urocordatos escaparam dessa via para se formar de forma retrógrada através da neotenia, ou seja, suas larvas não apresentam alterações associadas à metamorfose e, subsequentemente, ocorre uma paedogênese. reprodução sexual alcançado pela forma larval madura.
Parentes de tais urocordados são considerados ancestrais de outros cordados.