Qual foi o significado da decisão da Suprema Corte em Plessy v. Ferguson?

Responda:

Preparou o terreno para o futuro do movimento americano pelos direitos civis.

Explicação:

A etnia de Homer Plessy era bastante ambígua; ele era branco pela aparência, mas genealogicamente fazia parte do afro-americano. Portanto, quando ele embarcou em um carro "somente branco" na Louisiana, ele foi rejeitado e punido. Plessy levou sua questão aos tribunais regionais, depois aos tribunais estaduais e, finalmente, ao Supremo Tribunal. No Supremo Tribunal, uma decisão majoritária considerou o argumento de Plessy inválido.

Assim começou a doutrina "separada, mas igual". Ao decidir a favor dos segregacionistas no caso, o tribunal deu à nação a justificativa para separar os americanos de cor dos americanos brancos.

Isso invocaria uma nova questão para as minorias americanas lutarem; a segregação desenfreada que surgiu nos Estados Unidos. Nos próximos anos da 50, em meio à crise e à depressão globais, as minorias lutariam por seus direitos.

Por 1954, o processo judicial Brown v. Board of Education consideraria a segregação inconstitucional e uma série de atos nos 1960s terminaria a segregação.

Assim, Plessy v. Ferguson foi um caso marcante na história dos EUA, que mudou os motivos e as energias do movimento pelos direitos civis.