Quantos elétrons não pareados existem no chumbo (I)?
Responda:
#1# elétron não emparelhado.
Explicação:
Vamos descobrir primeiro o número de elétrons não emparelhados em um átomo de chumbo, antes de passar para o íon de chumbo.
O chumbo está no #p# bloco, o que significa que sua série orbital mais alta é #p#. Essa é a série orbital que possui elétrons emparelhados.
Sabemos que em um #p# série orbital, há um total de #3# subníveis ou orbitais.
Portanto, devido ao Princípio de exclusão de Pauli que basicamente afirma que o número máximo de elétrons que podem ocupar qualquer orbital é #2#, existem #3*2=6# espaços vazios totais para elétrons na série orbital de valência de chumbo.
Contando da esquerda para a direita dentro do #p# bloco, chumbo é o segundo. Isso significa que ele tem #2# elétrons no #p# série orbital.
Isso ocorre porque há uma tendência em a tabela periódica onde o número de elétrons de valência é igual ao número que obtemos quando contamos da esquerda para a direita dentro de seu bloco.
Isso significa que existem #2# elétrons não emparelhados em um átomo de chumbo neutro. Agora, a partir disso, podemos encontrar o número de elétrons não emparelhados em um íon chumbo (I).
Primeiro, devemos entender que o chumbo (I) é #Pb^(1+)#.
Isso significa que o átomo de chumbo neutro possui perdeu um elétron, como a carga de um elétron é #-1#.
Removendo um elétron de #2# elétrons não pareados resulta em #1# elétron não emparelhado.