Que evento terminou a Segunda Guerra Mundial?

Responda:

Com o 76.8 milhão de mortos (cerca de 3% da população do 1940 do mundo) e a violência em quase todo o planeta, é difícil definir um único evento que terminou a Guerra.

Explicação:

Fontes úteis: "A Segunda Guerra Mundial", de John Keegan, e minha própria cronologia - John Thompson, "Espírito sobre o Aço: Uma Cronologia da Segunda Guerra Mundial".

A Segunda Guerra Mundial levou a 21 anos para começar, foi travada por seis anos (ainda mais na China) e parece ter tirado a 76.8 milhões de vidas.

Se você transformar a guerra em uma narrativa, o ponto de virada parece ter ocorrido mais ou menos simultaneamente entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943, com os pontos de virada em novembro. Essas seriam as campanhas em torno de Stalingrado, em El-Alamein, no norte da África, e Guadalcanal, nas Ilhas Salomão.

Se você está perguntando o que levou o Japão a declarar sua vontade de se render em meados de agosto do 1945, é uma questão de registro que o gabinete japonês nunca discutiu a rendição incondicional (que os Aliados exigiram deles) até a noite de agosto do ano XIX. Três coisas aconteceram naquele dia.

  1. O segundo bombardeio atômico em Nagasaki provou que os americanos tinham mais dessas bombas que poderiam destruir uma cidade em segundos. Sem grandes ataques aéreos dramáticos, apenas extinção ...

  2. O exército japonês na Manchúria estava se mostrando totalmente incapaz de interromper a invasão soviética ... e o exército soviético era agora muito mais perigoso do que os japoneses se lembraram de sua guerra de fronteira na 1939. Isso significava que todas as colônias do Japão na China estavam em perigo.

  3. Uma enorme frota aliada de porta-aviões 21 e navios de guerra 16 surgiu na costa leste de Honshu (2.1 milhões de toneladas de navio de guerra - a maior frota já montada) e começou a atingir alvos em todo o litoral. Claramente, uma invasão aconteceria dentro de meses, se não semanas.

Essas três condições, em conjunto, retiraram as ilusões do governo japonês de que poderiam obter um tratado ou cessar-fogo que os deixaria com algo para mostrar por sua agressão.