À medida que os iPhones se tornam mais avançados e oferecem novas funcionalidades, a quantidade de espaço de armazenamento necessário para executar estas funcionalidades aumenta. Se tiver notado que o seu iPhone está a funcionar mais lentamente ou tiver recebido uma notificação de que o seu dispositivo está a funcionar com pouco espaço de armazenamento, poderá ser altura de verificar a memória do seu iPhone. A verificação da memória do seu iPhone é um processo fácil que o pode ajudar a maximizar o desempenho do seu dispositivo.
Para verificar a memória do seu iPhone, comece por abrir a aplicação Settings no seu dispositivo. A partir daí, toque no separador “Geral” e seleccione “Armazenamento do iPhone”. Isto fará surgir uma lista de aplicações e a quantidade de espaço de armazenamento que cada aplicação está actualmente a utilizar no seu dispositivo. Pode percorrer a lista para ver quais as aplicações que estão a utilizar mais espaço de armazenamento.
Se notar que uma aplicação está a utilizar uma quantidade significativa de espaço de armazenamento e não o utiliza com frequência, considere apagar a aplicação para libertar espaço no seu dispositivo. Para eliminar uma aplicação, basta tocar na aplicação e seleccionar “Eliminar aplicação”. Tenha em mente que apagar uma aplicação também apagará quaisquer dados associados à aplicação, por isso certifique-se de fazer uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes antes de apagar uma aplicação.
Outra forma de libertar espaço no seu iPhone é apagar mensagens de texto e anexos antigos. As mensagens de texto e anexos podem ocupar um espaço de armazenamento surpreendente no seu dispositivo, especialmente se envia e recebe frequentemente mensagens multimédia. Para apagar mensagens e anexos antigos, vá à aplicação “Mensagens” e deslize para a esquerda numa conversa. A partir daí, seleccione “Eliminar” para eliminar a conversação e todas as mensagens e anexos associados.
Se tentou apagar aplicações e mensagens antigas e anexos e ainda tem pouco espaço de armazenamento, considere a utilização de serviços de armazenamento em nuvem como iCloud ou Dropbox para armazenar os seus ficheiros. Estes serviços permitem-lhe armazenar os seus ficheiros na nuvem e aceder a eles a partir de qualquer dispositivo com uma ligação à Internet. Esta pode ser uma excelente forma de libertar espaço no seu iPhone sem ter de apagar ficheiros e dados importantes.
Verificar a memória do seu iPhone é um processo fácil que o pode ajudar a maximizar o desempenho do seu dispositivo. Ao apagar aplicações não utilizadas, mensagens antigas e anexos, e utilizando serviços de armazenamento em nuvem, pode libertar espaço no seu dispositivo e mantê-lo a funcionar sem problemas. Por isso, reserve alguns minutos para verificar a memória do seu iPhone e comece hoje mesmo a maximizar o desempenho do seu dispositivo.
Para verificar o armazenamento do seu telefone, siga estes passos:
1. Abra a aplicação Settings no seu telefone.
2. Procure a opção “Armazenamento” ou “Cuidados com o aparelho” e toque nela.
3. o seu telefone mostrará a quantidade de armazenamento utilizada e a quantidade de armazenamento disponível.
4. também pode ver quais as aplicações que estão a utilizar mais armazenamento, rolando para baixo e olhando para a secção “Armazenamento utilizado pelas aplicações”.
5. se quiser libertar espaço no seu telefone, pode tocar em aplicações individuais para ver qual a quantidade de armazenamento que estão a utilizar e depois apagá-las, se necessário.
6. pode também limpar a cache e os dados das aplicações para libertar espaço.
Note que os passos podem variar ligeiramente dependendo do modelo e do sistema operativo do seu telefone.
Há várias razões pelas quais o seu iPhone pode estar a consumir muita memória. Um factor importante pode ser o número de aplicações que tenha instalado no seu dispositivo. As aplicações que não utiliza frequentemente ou que não utilizou durante muito tempo podem ainda ocupar um espaço de armazenamento significativo no seu dispositivo. Adicionalmente, algumas aplicações podem armazenar dados, tais como fotografias, vídeos, ou documentos, que também podem ocupar memória.
Outra razão pela qual o seu iPhone pode estar a consumir muita memória deve-se aos dados armazenados em cache. Os dados em cache são informações que são temporariamente armazenadas por aplicações para melhorar o desempenho. No entanto, com o tempo, estes dados em cache podem acumular-se e ocupar muito espaço de armazenamento no seu dispositivo.
Também pode ter grandes ficheiros ou suportes, tais como fotografias ou vídeos, que estão a ocupar muita memória. É importante rever e apagar regularmente quaisquer ficheiros desnecessários para libertar espaço no seu dispositivo.
Por último, se tiver activado funcionalidades como backups automáticos ou sincronização iCloud, estes também podem ocupar muita memória no seu dispositivo. Poderá querer rever as suas definições de backup e sincronização para garantir que não está a armazenar dados desnecessariamente no seu dispositivo.
Para identificar o que está a ocupar memória no seu iPhone, vá a Definições > Geral > Armazenamento do iPhone. Aqui, verá uma repartição de quanto espaço de armazenamento está a ser utilizado por cada aplicação no seu dispositivo. Também pode utilizar aplicações ou serviços de terceiros para ajudar a analisar o uso de armazenamento do seu dispositivo e libertar espaço.
Para saber quanta memória (RAM) está no seu telefone, pode seguir estes passos:
1. Num telefone Android, vá a Settings e depois System.
2. Seleccione Sobre o telefone e depois clique em Memória ou Armazenamento.
3. aqui, poderá ver a quantidade total de RAM ou memória que o seu telefone tem.
Num iPhone, pode verificar a capacidade de memória, seguindo estes passos:
1. vá a Definições e depois Geral.
2. Seleccione About e depois procure a opção Capacity (Capacidade).
3. o número listado aqui é a capacidade total de armazenamento do seu telefone.
É importante notar que a quantidade de memória disponível para si pode ser inferior à capacidade total listada, uma vez que parte dela será utilizada pelo sistema operativo e aplicações pré-instaladas.