Os ThinkPads são amplamente conhecidos pela sua fiabilidade, durabilidade, e desempenho. No entanto, mesmo as melhores máquinas podem experimentar problemas de conectividade, especialmente quando estão constantemente a comutar entre diferentes redes. Para resolver este problema, a Lenovo introduziu o Access Connections, um utilitário que gere múltiplos perfis de rede e selecciona automaticamente o mais adequado com base na localização do utilizador. Embora esta funcionalidade possa ser útil em cenários específicos, também pode causar problemas, tais como velocidade lenta da Internet, conflitos de rede e erros de software. Se estiver a experimentar algum destes problemas, ou se simplesmente quiser ganhar mais controlo sobre as configurações da sua rede, pode desactivar as Ligações de Acesso em alguns passos simples.
Passo 1: Abra o Painel de Controlo
A primeira coisa a fazer é aceder ao Painel de Controlo, que é o núcleo central para gerir as definições do seu computador. Para o fazer, clique no botão Iniciar, e depois clique no Painel de Controlo. Se estiver a utilizar o Windows 10, também pode procurar o Painel de Controlo na barra de pesquisa junto ao botão Iniciar.
Uma vez no Painel de Controlo, precisa de encontrar o utilitário de Ligações de Acesso. Dependendo da sua versão do Windows e do seu modelo ThinkPad, este utilitário pode ser listado sob nomes diferentes, tais como Ligações de Acesso Lenovo ou Ligações de Acesso ThinkVantage. Pode utilizar a função de pesquisa no Painel de Controlo para a localizar mais rapidamente. Alternativamente, também pode aceder directamente a partir do menu Iniciar ou da barra de tarefas, se estiver localizado aí.
Depois de encontrar o utilitário Ligações de Acesso, pode desactivá-lo clicando no botão “Desactivar” ou “Desligar”, dependendo da versão que estiver a utilizar. Isto impedirá o utilitário de correr em segundo plano e de gerir as suas configurações de rede. Poderá ter de confirmar a sua acção ou reiniciar o seu computador para que as alterações tenham efeito.
Depois de desactivar as ligações de acesso, pode gerir manualmente as suas definições de rede, utilizando as ferramentas incorporadas do Windows ou software de terceiros. Por exemplo, pode utilizar o Centro de Rede e Partilha para visualizar e solucionar problemas nas suas ligações de rede, alterar as definições do seu adaptador e criar novos perfis de rede. Também pode utilizar o Gestor de Dispositivos para actualizar os seus drivers de rede ou desactivar certos adaptadores. Se preferir software de terceiros, pode experimentar ferramentas como NetSetMan ou TCP Optimizer, que oferecem características avançadas de gestão de rede e opções de personalização.
Em conclusão, desactivar as ligações de acesso no seu ThinkPad pode ajudá-lo a resolver problemas de conectividade, melhorar o desempenho da sua rede, e dar-lhe mais controlo sobre as configurações da sua rede. Embora esta funcionalidade possa ser útil em alguns casos, também pode causar mais danos do que benefícios, especialmente se estiver constantemente a comutar entre diferentes redes ou locais. Seguindo os passos descritos acima, pode facilmente desactivar as ligações de acesso e gerir as suas configurações de rede de acordo com as suas próprias preferências e necessidades.