O que é que o Dispositivo Móvel Apple está a fazer no meu computador?

Se alguma vez reparou num “Dispositivo Móvel Apple” no gestor de dispositivos do seu computador Windows, pode estar a perguntar-se porque é que ele está lá, especialmente se não possui nenhum dispositivo móvel Apple. Mesmo que nunca tenha utilizado um iPhone, iPad, ou iPod, poderá encontrar este dispositivo no gestor de dispositivos do seu computador. Então, qual é a razão por detrás do aparecimento do misterioso “Dispositivo Móvel Apple”?

A resposta é bastante simples. O “Dispositivo Móvel Apple” é um driver que é instalado pelo iTunes, que é o leitor multimédia da Apple para Windows. Este driver permite ao iTunes comunicar com o seu iPhone, iPad, ou iPod quando este está ligado ao seu computador através de um cabo USB. Assim, mesmo que nunca tenha utilizado qualquer dispositivo móvel Apple, se alguma vez tiver instalado o iTunes no seu computador Windows, o driver “Dispositivo Móvel Apple” será instalado automaticamente.

Se não utilizar o iTunes e não tiver qualquer intenção de alguma vez o utilizar, pode remover em segurança o driver “Dispositivo Móvel Apple” do seu computador Windows. Para o fazer, vá ao gestor de dispositivos, localize o driver “Apple Mobile Device”, clique com o botão direito do rato sobre ele, e seleccione “Uninstall”. No entanto, se decidir utilizar o iTunes no futuro, terá de reinstalar o driver.

Vale a pena notar que também poderá ver outros controladores relacionados com a Apple no seu gestor de dispositivos, tais como “Apple Software Update” e “Apple Application Support”. Estes controladores são também instalados pelo iTunes e são necessários para o seu bom funcionamento.

Em conclusão, o aparecimento do driver “Apple Mobile Device” no gestor de dispositivos do seu computador Windows não é motivo de preocupação. É simplesmente um driver que é instalado pelo iTunes e que lhe permite comunicar com o seu dispositivo móvel Apple quando este está ligado ao seu computador. Se não utilizar o iTunes, pode remover o driver, mas terá de o reinstalar se alguma vez decidir utilizar o iTunes no futuro.