À medida que os ecrãs de computador vão ficando cada vez maiores, pode ser um desafio encontrar o equilíbrio certo entre a legibilidade e os bens imobiliários do ecrã. Se estiver cansado de olhar para ícones minúsculos e texto ou de se esforçar por encaixar tudo o que precisa num ecrã, há várias formas de reduzir o tamanho do seu ecrã e criar um espaço de trabalho mais eficiente.
1. ajuste a sua resolução: A forma mais simples de reduzir o tamanho do seu ecrã é alterar a resolução do seu ecrã. Resoluções mais baixas farão com que tudo no seu ecrã pareça maior, mas poderá perder alguma clareza e detalhe. Para ajustar a sua resolução, clique com o botão direito do rato no seu ambiente de trabalho e seleccione “Display Settings”. A partir daí, pode escolher uma resolução mais baixa ou ajustar a escala para fazer com que tudo pareça maior.
2. Usar Zoom: Se precisar de aumentar o tamanho de áreas específicas no seu ecrã, tais como texto ou imagens, pode usar a funcionalidade de zoom incorporada em muitas aplicações. Em navegadores web, premir “Ctrl” e “+” fará zoom in, enquanto “Ctrl” e “-” fará zoom out. Pode também ajustar o nível de zoom nas aplicações Microsoft Office e nos editores de imagem.
3. alterar o tamanho da sua fonte: Se se deparar com dificuldades na leitura de pequenos textos no seu ecrã, pode ajustar o tamanho da fonte em muitas aplicações. Em navegadores web, pode normalmente alterar o tamanho da fonte sob o menu “Definições” ou “Opções”. Nas aplicações Microsoft Office, pode ajustar o tamanho da fonte a partir do separador “Home”.
4. utilizar uma aplicação de terceiros: Se precisar de mais controlo sobre as suas definições de visualização, pode querer considerar a utilização de uma aplicação de terceiros. Há vários programas disponíveis que podem ajudá-lo a ajustar tudo, desde o tamanho do texto até ao espaçamento dos ícones. Algumas opções populares incluem DisplayFusion, Stardock’s WindowBlinds, e Rainmeter.
Reduzir o tamanho do seu ecrã pode ajudá-lo a trabalhar mais eficientemente e reduzir a tensão ocular. Com estas dicas e truques, pode personalizar o seu monitor para satisfazer as suas necessidades específicas e criar um espaço de trabalho mais confortável.
Para que o seu monitor se adapte ao seu ecrã, precisa de ajustar as definições de resolução do ecrã no seu computador. Siga estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Display settings” ou “Screen resolution” (dependendo do seu sistema operativo).
2. Desça até “Resolução” e seleccione a opção com a resolução recomendada para o seu ecrã. Isto pode ser assinalado por uma estrela ou por uma nota que diga “Recomendado”.
3. se a resolução recomendada não se ajustar ao seu ecrã, tente ajustá-la a uma resolução inferior. Tenha em mente que resoluções mais baixas podem resultar numa imagem menos nítida.
4. se a resolução recomendada ainda não se enquadrar no seu ecrã, tente ajustar as definições “Escala” ou “Zoom”. Isto irá ajustar o tamanho do conteúdo no seu ecrã, mas pode também afectar a nitidez da imagem.
5. Depois de encontrar as definições que funcionam melhor para o seu ecrã, clique em “Aplicar” e depois em “Guardar” para tornar as alterações permanentes.
Se ainda tiver dificuldades em adaptar o seu ecrã, poderá ter de actualizar os drivers da sua placa gráfica ou consultar o manual do utilizador do seu computador ou monitor para passos adicionais de resolução de problemas.
Se a exibição do seu monitor estiver a parecer demasiado grande, poderá ser devido a algumas razões diferentes. Aqui estão alguns passos de resolução de problemas que pode tomar para resolver o problema:
1. Verifique as suas definições de resolução: Verifique se a resolução do seu monitor está definida para a sua resolução nativa. Para o fazer, clique com o botão direito do rato no seu ambiente de trabalho e seleccione “Display settings” (ou “Resolução de ecrã” nas versões mais antigas do Windows). Procure a opção para ajustar a sua resolução e defini-la com a resolução recomendada ou nativa para o seu monitor.
2. Ajuste as suas definições de escalonamento: Se a sua resolução já estiver definida correctamente, poderá ser que as suas definições de escalonamento estejam a causar o problema. No mesmo menu de definições de visualização, procure uma opção chamada “Escala e disposição” (ou “Definições de visualização” em versões mais antigas do Windows). Tente ajustar a percentagem de escalonamento para ver se isso faz diferença.
3. verifique as definições da sua placa gráfica: Se nenhuma das etapas acima resolver o problema, é possível que as definições da sua placa gráfica estejam a causar o problema. Verifique o painel de controlo da sua placa gráfica (normalmente acessível clicando com o botão direito do rato no seu ambiente de trabalho e seleccionando “Propriedades gráficas” ou similares) e procure quaisquer opções relacionadas com a escala ou resolução.
4. actualize os seus drivers: Se ainda tiver problemas, é possível que drivers desactualizados ou incorrectos possam ser a causa. Tente actualizar os drivers da sua placa gráfica para a versão mais recente para ver se isso resolve o problema.
Ao tomar estas medidas, deverá ser capaz de resolver quaisquer problemas com a exibição do seu monitor a parecer demasiado grande.
Assumindo que se refere a encolher o ecrã do computador para caber no tamanho da janela, há algumas formas diferentes de o conseguir, dependendo do tipo de sistema operativo que está a utilizar.
Para utilizadores de Windows, pode tentar os seguintes passos:
1. clique no botão maximizar (o ícone quadrado localizado no canto superior direito da janela) para tornar a janela ecrã inteiro.
2. Mantenha premida a tecla Windows no teclado e prima a tecla de seta para baixo. Isto deverá reduzir a janela para metade do tamanho do ecrã.
3. se a janela ainda for demasiado grande, pode clicar e arrastar as margens da janela para a redimensionar manualmente até caber no ecrã.
Para utilizadores de Mac, pode tentar os seguintes passos:
1. clique no botão verde localizado no canto superior esquerdo da janela para fazer com que a janela fique em ecrã inteiro.
2. Mantenha premida a tecla Option no teclado e clique novamente no botão verde. Isto deve reduzir a janela até ao tamanho do conteúdo.
3. se a janela ainda for demasiado grande, pode clicar e arrastar as margens da janela para a redimensionar manualmente até caber no ecrã.
Também vale a pena notar que alguns programas têm o seu próprio zoom incorporado ou características de escala que podem ajudar a ajustar o tamanho do conteúdo dentro da janela. Normalmente, estas opções podem ser encontradas no menu de definições ou preferências do programa.