Se pretende iniciar uma Empresa de Gestão de Avaliações (AMC), há alguns passos importantes que terá de seguir. Uma AMC é uma empresa que gere o processo de avaliação para emprestadores imobiliários e outros clientes. É um negócio complexo que requer um profundo conhecimento do mercado imobiliário, uma forte rede de avaliadores, e um sólido plano de negócios. Veja aqui como começar.
Para iniciar um AMC, terá de obter uma licença da comissão de avaliação imobiliária do seu estado. Os requisitos variam consoante o estado, por isso verifique com o seu conselho local para ver o que precisa de fazer. Geralmente, precisará de completar um certo número de horas de ensino e passar um exame. Terá também de apresentar prova de seguro e uma caução de garantia.
Etapa 2: Desenvolver um plano de negócios
A seguir, terá de desenvolver um plano de negócios que trace os seus objectivos, mercado alvo, estratégia de marketing, e projecções financeiras. Isto irá ajudá-lo a manter-se concentrado e no caminho certo à medida que constrói a sua empresa. Terá também de decidir sobre uma estrutura empresarial (LLC, corporação, etc.) e registar a sua empresa junto do Estado.
Etapa 3: Construa uma rede de avaliadores
O seu sucesso como AMC dependerá da sua capacidade de recrutar e manter uma rede de avaliadores qualificados. Terá de estabelecer relações com avaliadores na sua área e fornecer-lhes trabalho que satisfaça as suas necessidades. Isto significa pagá-los de forma justa, fornecer instruções claras e oferecer apoio quando necessário.
Finalmente, terá de comercializar os seus serviços a potenciais clientes. Isto pode incluir mutuantes imobiliários, corretores de hipotecas, e outros profissionais do seu sector. Precisará de demonstrar os seus conhecimentos e fiabilidade, e diferenciar-se dos seus concorrentes. Isto pode envolver a participação em eventos da indústria, a criação de um website, e a construção de uma presença nos meios de comunicação social.
Iniciar um AMC é um negócio desafiante mas gratificante. Seguindo estes passos, poderá construir uma empresa de sucesso que fornece serviços valiosos aos seus clientes e contribui para o crescimento da indústria imobiliária.
Os financiadores não são obrigados a utilizar uma Appraisal Management Company (AMC) para encomendar avaliações para os seus empréstimos. Contudo, muitos financiadores utilizam AMCs como uma forma de gerir o processo de avaliação e assegurar o cumprimento de regulamentos tais como a Lei Dodd-Frank e as Normas Uniformes de Prática de Avaliação Profissional (USPAP).
Os AMCs actuam como intermediários entre o emprestador e o avaliador, prestando serviços administrativos tais como ordenar a avaliação, atribuir o trabalho a um avaliador, e rever o relatório de avaliação concluído para cumprimento. Ao utilizar um AMC, os credores podem reduzir o seu risco de violação dos requisitos de independência da avaliação, o que proíbe os credores de influenciar a opinião de valor do avaliador.
Embora não sejam necessários, muitos financiadores optam por trabalhar com AMC porque fornecem uma forma conveniente de gerir o processo de avaliação, mantendo a conformidade com os regulamentos. Contudo, existem também potenciais inconvenientes na utilização de AMCs, tais como o aumento dos custos e potenciais atrasos no processo de avaliação. Em última análise, a escolha ou não de um credor em utilizar um AMC dependerá das suas necessidades e preferências individuais.
Para iniciar uma AMC (Empresa de Gestão de Activos), terá de ter uma compreensão clara dos requisitos regulamentares no seu país para estabelecer e operar uma tal empresa. Precisará também de ter um plano de negócios que descreva a sua estratégia de investimento, mercado alvo, e projecções de receitas.
Em termos de pessoal, necessitará de contratar profissionais qualificados e experientes para gerir os seus investimentos e prestar serviços ao cliente. Isto pode incluir gestores de investimentos, especialistas em gestão de risco, contabilistas, e consultores jurídicos.
Além disso, precisará de investir em tecnologia e infra-estruturas para apoiar as suas operações. Isto pode incluir software para gerir investimentos, dados de clientes, e requisitos de conformidade, bem como hardware, como computadores, servidores e equipamento de rede.
Finalmente, terá de estabelecer relações com instituições financeiras, depositários, e outros prestadores de serviços para apoiar as suas operações e assegurar que pode fornecer valor aos seus clientes. É importante criar uma forte rede de contactos e parceiros da indústria para o ajudar a construir uma AMC de sucesso.
Um credor AMC, também conhecido como credor de empresa de gestão de avaliação, é um tipo de instituição financeira que concede empréstimos hipotecários a mutuários que utilizam os serviços de uma empresa de gestão de avaliação. Estas empresas são responsáveis pela selecção e coordenação do trabalho de avaliadores licenciados para determinar o valor de um imóvel que está a ser utilizado como garantia para o empréstimo hipotecário. O credor da AMC trabalha em conjunto com a empresa de gestão de avaliação para assegurar que o processo de avaliação seja conduzido de forma justa e precisa. O mutuante pode também exigir que o mutuário pague uma taxa pelos serviços de avaliação, que é normalmente incluída nos custos de fecho do empréstimo hipotecário. A utilização de mutuantes da AMC tornou-se mais comum nos últimos anos devido a regulamentos que exigem que os mutuantes mantenham uma relação de braço dado com os avaliadores para evitar conflitos de interesses. Ao utilizar um credor AMC, os mutuários podem ter a certeza de que o processo de avaliação é conduzido de forma independente e objectiva, o que ajuda a proteger tanto o mutuário como o credor de potenciais responsabilidades legais e financeiras.