Um certo íon negativo # "X" ^ (2 -) # possui nêutrons # 18 # em seu núcleo e elétrons # 18 # em sua estrutura extra-nuclear. Qual é o número de massa do isótopo mais abundante de # "X" #?
Responda:
#32#
Explicação:
Você sabe que esse íon negativo tem um total de #18# elétrons circundando seu núcleo.
Como você sabe, o carga líquida de um íon é dada pela diferença que existe entre o número de prótons localizados dentro de seu núcleo e o número de elétrons em torno de seu núcleo.
#"net charge = no. of protons " - " no. of electrons"#
Você pode usar o fato de que o íon tem um #2-# cobrança líquida para determinar o número de prótons localizado dentro de seu núcleo.
#"no. of protons" = (2-) + 18 = 18 - 2 = 16#
Então, você conhece esse elemento #"X"# tem #16# prótons dentro de seu núcleo, ou seja, um número atômico, #Z#, igual a #16#.
O Número de massa de um átomo, #A#, é dado pelo número de núcleons--prótons e nêutrons - localizados dentro de seu núcleo
#A = Z + "no. of neutrons"#
Isto significa que neste particular isótopo de #"X"# tem
#A = 16 + 18 = 34#
Agora, para verificar se esse isótopo específico também é o mais abundante, você deve pegar uma tabela periódica e procurar o elemento que possui #Z = 16#.
Você encontrará esse elemento #"X"# is enxofre, #"S"#, e esse isótopo específico é enxofre-34, #""^34"S"#.
Observe que o enxofre tem um massa atômica of #"32.066 u"#. O truque aqui é o fato de que você pode obter o número de massa do mais abundante isótopo de enxofre por arredondando sua massa atômica para o número inteiro mais próximo.
Nesse caso, você tem
#32.066 ~~ 32#
Isso significa que o isótopo com o qual você está lidando aqui, ou seja, enxofre-34, é não o isótopo mais abundante de enxofre. o mais abundante isótopo de enxofre é, de fato, enxofre-32, #""^32"S"#, que tem um número de massa igual a #32# porque contém #16# prótons e #16# nêutrons dentro de seu núcleo.