Um doador com sangue do tipo AB pode doar sangue a alguém com um tipo sanguíneo diferente?
Responda:
Não - a presença de proteínas A e B onde não pertencem desencadeia uma resposta imune.
Explicação:
O sistema imunológico do corpo humano lê as proteínas das células e outras coisas para identificar se deveria estar lá ou não. Para cada célula, essas proteínas são como um cartão de identificação - se você não tiver o cartão de identificação correto, pode esperar que a segurança seja chamada!
O tipo sanguíneo opera com base nessas proteínas. O tipo sanguíneo A possui uma proteína que diz ser do tipo A. O tipo sanguíneo B tem uma proteína que é do tipo B. O tipo sanguíneo AB possui os dois, e o tipo sanguíneo O também não. No mundo das doações de sangue, o tipo sanguíneo O é referido como um doador universal e o tipo sanguíneo AB como um receptor universal.
Quando alguém com sangue tipo O (vamos chamar essa pessoa de Oscar) doa sangue para alguém com, digamos, tipo AB (vamos chamar essa pessoa de ABby, eis o que acontece: o sangue do tipo O é examinado pelo Sistema Imune da ABby. tem uma proteína (uma carteira de identidade) que diz que está errada, o sangue O é aceito pelo corpo de ABby.
Agora vamos virar a mesa e ABby doa para Oscar: nesse caso, o Sistema Imune de Oscar olha para o sangue AB e vê que as proteínas / ID estão erradas e, portanto, o sangue será atacado e destruído. Isso, por sua vez, pode piorar muito a situação (já que ninguém recebe uma transfusão de sangue quando está saudável).
Aqui está um gráfico mostrando isso:
Mais sobre as reações adversas a esta situação estão aqui: