Por que os fosfolipídios ao redor da célula formam uma bicamada?
Responda:
É a forma e a natureza anfipática das moléculas lipídicas que as levam a formar bicamadas espontaneamente em ambientes aquosos.
Explicação:
Os lipídios de membrana mais abundantes são os fosfolipídios. Estes possuem um grupo de cabeça polar e duas caudas de hidrocarbonetos hidrofóbicos. As caudas são geralmente ácidos graxos e podem diferir em comprimento.
As moléculas hidrofílicas se dissolvem rapidamente na água porque contêm grupos carregados ou grupos polares não carregados, que podem formar interações eletrostáticas favoráveis ou ligações de hidrogênio com moléculas de água
As moléculas hidrofóbicas são insolúveis na água porque todos ou a maioria de seus átomos não são carregados e não são polares. Eles não podem formar interações energeticamente favoráveis com as moléculas de água.
Se dispersas na água, elas forçam as moléculas de água adjacentes a se reorganizarem no gelo, como gaiolas que cercam as moléculas hidrofóbicas.
Pela razão acima, moléculas lipídicas se agregam espontaneamente para enterrar suas caudas hidrofóbicas no interior e expor suas cabeças hidrofóbicas à água.
Sendo moléculas fosfolipídicas cilíndricas formam espontaneamente bicamada em ambientes aquosos. Nesse arranjo energeticamente mais favorável, as cabeças hidrofílicas enfrentam a água em cada superfície da bicamada e as caudas hidrofóbicas são protegidas da água no interior.