Escreva uma equação molecular equilibrada, iônica completa e iônica líquida para a reação entre "HBr" e # "NaOH" #?
Responda:
Aqui está o que eu tenho.
Explicação:
Ácido bromídrico, #"HBr"#, É um ácido forte e hidróxido de sódio, #"NaOH"#, É um base forte, então, desde o início, você sabe que está lidando com um neutralização reação.
Isso deve lhe dizer que o equação iônica líquida envolverá os cátions de hidrogênio - ou cátions de hidrônio, #"H"_3"O"^(+)#- produzido pelos ânions fortes de ácido e hidróxido produzidos pela base forte.
Quando um ácido e uma base reagem, a reação de neutralização produz água e um sal aquoso. Nesse caso, o sal é brometo de sódio, #"NaBr"#.
A equação molecular equilibrada se parece com isso
#"HBr"_ ((aq)) + "NaOH"_ ((aq)) -> "H"_ 2"O"_ ((l)) + "NaBr"_ ((aq))#
Agora, como o ácido bromídrico é um ácido forte, ele ioniza completamente em solução aquosa, o que significa que você pode escrever
#"HBr"_ ((aq)) -> "H"_ ((aq))^(+) + "Br"_ ((aq))^(-)#
Da mesma forma, o fato de o hidróxido de sódio ser uma base forte significa que você pode escrever
#"NaOH"_ ((aq)) -> "Na"_ ((aq))^(+) + "OH"_ ((aq))^(-)#
Isto significa que o equação iônica completa se parece com isso
#"H"_ ((aq))^(+) + "Br"_ ((aq))^(-) + "Na"_ ((aq))^(+) + "OH"_ ((aq))^(-) -> "H"_ 2"O"_ ((l)) + "Na"_ ((aq))^(+) + "Br"_ ((aq))^(-)#
O brometo de sódio é solúvel na água, razão pela qual existe como íons dissociados em solução aquosa.
Para obter o equação iônica líquida, você deve eliminar o íons espectadores, ou seja, os íons presentes nos dois lados da equação.
#"H"_ ((aq))^(+) + color(red)(cancel(color(black)("Br"_ ((aq))^(-)))) + color(red)(cancel(color(black)("Na"_ ((aq))^(+)))) + "OH"_ ((aq))^(-) -> "H"_ 2"O"_ ((l)) + color(red)(cancel(color(black)("Na"_ ((aq))^(+)))) + color(red)(cancel(color(black)("Br"_ ((aq))^(-))))#
Isso vai te levar
#"H"_ ((aq))^(+) + "OH"_ ((aq))^(-) -> "H"_ 2"O"_ ((l))#
Este é o equação iônica líquida que caracteriza uma reação neutralizadora que ocorre entre um ácido forte e uma base forte.