Como você nomeia cetonas?

O sistema de nomenclatura da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) atribui um sufixo característico de -1 para cetonas (propanONE ou acetona, hexanONE, ...)

www.bbc.co.uk

  1. Em primeiro lugar, uma função cetona-carbonila pode estar localizada em qualquer lugar (cadeia ou anel). Sua posição geralmente é dada por um número de local (2, 3, 4, ...).

  2. A numeração da cadeia normalmente começa no final mais próximo do grupo carbonila. Por exemplo, cetonas muito simples (veja a figura) não precisam de um número localizador, pois existe apenas um local possível para uma função cetona-carbonila.

  3. Os nomes das cetonas são formados nomeando os dois grupos alquil ligados ao carbonil e adicionando o sufixo -ona. Regra muito importante é que os grupos alquil anexados sejam organizados no nome em ordem alfabética.

Talvez você deva achar isso também útil:
Tal como acontece com muitas moléculas com dois ou mais grupos funcionais, uma é dada prioridade enquanto a outra é nomeada como um substituinte! É muito importante saber que os aldeídos têm uma prioridade mais alta que as cetonas.

4-oxopentanal www.chemsynthesis.com

As moléculas que contêm os dois grupos funcionais são nomeadas como aldeídos e a cetona é denominada -oxo substituinte.
Você deve saber que o aldeído está sempre no final da cadeia, portanto, não é necessário atribuir ao grupo funcional aldeído um número de localização. Mas, é necessário atribuir um número de localização à cetona. Exceto nas cetonas muito simples (veja a figura), porque existe apenas um local possível para uma função cetona-carbonila.