Como posso calcular a polaridade de um composto?
RESPOSTA LONGA. Primeiro, é necessário fazer uma distinção entre os polaridade de uma ligação e a polaridade de uma molécula (ou composto).
Polaridade de ligação refere-se a uma separação de carga elétrica que resulta de uma diferença de eletro-negatividade entre os dois átomos ou grupos que se unem.
Essa diferença de eletro-negatividade valores entre os dois átomos fazem com que os elétrons da ligação sejam compartilhados de forma desigual, criando assim uma carga positiva (#delta^+#) no átomo menos eletronegativo e uma carga negativa parcial (#delta^(-)#) no átomo mais eletronegativo. A polaridade de uma ligação pode ser determinada usando apenas o eletro-negatividade valores dos dois átomos constituintes.
Se a ligação entre os dois átomos não for polar, ou seja, a diferença na eletronegatividade entre os dois átomos é menor que 0.5, sua molécula será não polar. Se a ligação é de fato polar, você pode tentar determinar a polaridade da molécula.
A geometria da molécula é um fator importante na determinação da polaridade de uma molécula. Esses encargos parciais acima mencionados dão origem a uma momento dipolar da ligação, #mu#.
Se as orientações desses momentos dipolares da ligação se anulam, diz-se que a molécula é não polar. Se, no entanto, não, você está lidando com uma molécula polar.
Alguns exemplos em que momentos dipolares de ligação se anulam, resultando em uma molécula não polar:
Momentos dipolares são desenhados com a seta apontando para o átomo mais eletronegativo e o lado positivo do átomo menos eletronegativo. Observe que para #CO_2#, que possui duas ligações polares, o momento dipolar geral é zero, pois essas duas setas se cancelam. Isso resulta em uma molécula não polar. O mesmo pode ser dito para #BF_3#:
Os três momentos dipolo se anulam como resultado do arranjo simétrico das ligações (veja mais em adição de vetor).
Um arranjo assimétrico das cargas parciais resulta em uma molécula polar, como você pode ver na água:
Os dois momentos dipolo se somam, criando um momento dipolo geral e, portanto, uma molécula polar.
Como conclusão, para prever a polaridade de uma molécula, você deve estar familiarizado com Estruturas de Lewis, eletro-negatividade, Teoria VSEPRe polaridade da ligação.