Como o corpo de um espermatozóide é adequado para a fertilização de um óvulo?
Responda:
O esperma é uma célula viva altamente modificada, adequada para alcançar um óvulo e para fertilização subseqüente.
Explicação:
O esperma tem três partes distintas: cabeça, parte do meio e cauda.
* *
A cabeça tem tampa acrossomal: uma organela derivada dos corpos de Golgi. O acrossoma ligado à membrana única contém a enzima lítica hialuronidase para dissolver o ácido hialurônico, um material semelhante à cola que liga as células foliculares ao redor do ovo.
A enzima acrossômica, liberada a partir de um grande número de espermatozóides que chegam perto do óvulo, ajuda a abrir uma passagem para um espermatozóide sortudo fazer o primeiro contato com o óvulo.
Os espermatozóides atingem um ovo por natação / ação flagelar. A cauda do esperma é um flagelo que se origina do centríolo distal do esperma. O centríolo distal está presente na região do pescoço. (O centríolo proximal entra no citoplasma do óvulo junto com o núcleo do esperma.) A cauda é o apêndice da locomoção do esperma.
O esperma também deve obter um suprimento constante de energia da nuvem mitocondrial presente na peça do meio. A mitocôndria faz isso por respiração aeróbica.
Como o esperma é uma célula móvel, o citoplasma, juntamente com várias organelas, são descartados durante sua modificação estrutural do espermatídeo.